Reeducação Alimentar Saiba como Fazer Corretamente

Reeducação Alimentar Saiba como Fazer Corretamente

A reeducação alimentar é um tema cada vez mais falado no Brasil e no mundo. É uma chave para conseguir eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona.

Como se inicia uma Reeducação Alimentar?

Por um período inicial de nossas vidas ou até mesmo por toda ela, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis. Muito pelo contrário, é cada vez maior o número de pessoas que na infância comem muito mal em termos de alimentos saudáveis.

Depois de criar uma alimentação diária, dificilmente paramos com essa dieta antes que alguma urgência surja e nos faça mudar o nosso conceito com a alimentação.

As urgências, por exemplo, seria alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso. A partir disso, nos tornamos mais conscientes em relação a nossa alimentação e por esses problemas, começamos uma reeducação alimentar.

Começando a Reeducação Alimentar

Antes de começar a reeducação alimentar, devemos informar que um fato central de que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a morrer fome ou comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Nada disso, a reeducação alimentar consiste em aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

Para começar a reeducação alimentar é necessário que o projeto seja feito com a orientação de um nutricionista! Pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa, mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré existentes.

Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para fazer sua reeducação alimentar.

O que podemos fazer para Reeducação Alimentar de imediato?

As dicas são simples e o leitor já deve ter ouvido falar de algumas delas. No entanto devemos começar a fazê-las em conjunto e não apenas individualmente. Comece a praticar várias formas de mudanças na sua alimentação, caso contrário não será uma reeducação alimentar e sim uma única mudança alimentar de uma bolacha calórica por uma barrinha de cereal e nada mais.

Beber dois litros de água por dia; evitar o consumo de alimentos industrializados e fast food; substituir refrigerantes por sucos de frutas naturais; inclua alimentos integrais no seu cardápio; evite o consumo de alimentos ricos em gordura como frituras; carnes gordas e vermelhas; queijos amarelos; manteiga, entre outros. Você pode comer doces, mas esporadicamente e em pequena quantidade. Procure substituí-los por barrinhas de cereal.  Coma verduras, frutas e legumes antes de almoçar e jantar, pois esses alimentos podem diminuir seu apetite e reduzir o prato cheio e exagerado de todos os dias.

Reeducação Alimentar

Estas e outras dicas já podem ser utilizadas imediatamente para sua reeducação alimentar, no entanto, para casos mais extremos procure um especialista, pois a reeducação alimentar exposta neste texto ajudará qualquer pessoa a perder peso e melhorar sua saúde, mas para casos de diabéticos, obesos e hipertensos, alimentos devidos devem ser indicados por nutricionistas e médicos especialistas. E não deixe nunca de praticar exercícios físicos sempre que possível.