Reeducação Alimentar Familiar Dicas de Como Praticá-la

Reeducação Alimentar Familiar Dicas de Como Praticá-la

Repensar seus hábitos alimentares é, sem dúvida, o primeiro passo para conseguir ter uma alimentação mais saudável com resultados positivos e duradouros. Confira agora 5 dicas para ter sucesso na reeducação alimentar familiar.

Hábitos são atividades de constantes repetições que acabam se tornando rotineiras no nosso dia a dia e para mudá-los é preciso dedicação, principalmente, quando essa mudança precisa ser em família. Para se evitar grandes transtornos na fase de adaptação, as mudanças precisam ser graduais.

Não é tão difícil quanto parece 

É natural que a aceitação não seja imediata, o importante é não desistir, mas é preciso sair da zona de conforto e dar o primeiro passo. O processo de reaprender a construir a relação com a comida, evitando dietas radicais e restritivas e usufruindo de todos os benefícios de uma alimentação balanceada, são favoráveis para toda a família.

Procure alimentos saudáveis

Aprender a comer bem e de tudo é uma ótima maneira de cuidar da saúde. O consumo em excesso de alimentos ricos em carboidratos simples e gorduras saturadas, como os salgadinhos, sanduíches, milk-shakes, embutidos, creme de leite e etc, podem prejudicar a saúde. Para escolher melhor os alimentos você deve reeducar também o seu paladar.

Quando se reduz o consumo de alimentos industrializados, cheios de aromatizantes e realçadores de sabor, os alimentos frescos passam a ser mais saborosos, facilitando a aceitação. Procure diversificar os alimentos que vão para a mesa de casa, busque alimentos orgânicos, naturais e integrais, que são ótimas opções para manter uma alimentação mais equilibrada.

Insista para que seja duradouro

Todo início é difícil, exige muita determinação e comprometimento, no meio do caminho podem surgir empecilhos, seja na adequação dos horários, na resistência da família aos novos alimentos, no tempo gasto para preparar a alimentação. Não use como desculpa! Observe os pontos mais importantes a serem alterados e pouco a pouco vá colocando em prática.

Mesmo pequenas alterações, podem melhorar consideravelmente a saúde. Preservar o prazer de comer facilita a manutenção de novos hábitos ao longo da vida. A melhor forma de iniciar uma reeducação alimentar é procurar um nutricionista que vai sugerir orientações nutricionais de acordo com as necessidades da família.

Inove

Para conseguir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo é preciso ter uma alimentação bem variada ou seja, consumir um pouco de tudo. Quanto mais colorida e mais variada, mais saudável será. Além de garantir a oferta de todos os nutrientes, você evita uma alimentação monótona. É possível criar um novo cardápio, fazendo trocas inteligentes e benéficas. Veja alguns exemplos.

Chocolate ao leite por chocolate amargo – com mais de 60 % de cacau;

Açúcar industrializado por mel ou açúcar mascavo – a vantagem é que eles contêm mais vitaminas e minerais, mas não devem ser consumidos em grandes quantidades por serem ricos em calorias;

Alimentos refinados por integrais – pão, arroz, macarrão e biscoitos integrais conservam nutrientes importantes.

Leite integral pelo desnatado  no qual a gordura é retirada;

Refrigerante e o suco industrializado por sucos naturais  ótimas fontes de vitaminas e minerais.

Sugerimos aqui algumas receitas simples e saudáveis que você pode aproveitar, confira!

Hambúrguer de Carne Light

Ingredientes:

100g de carne moída light

1 colher de sopa de cebola ralada

Cheiro verde picado

Sal e pimenta à vontade

Modo de preparo:

Em uma tigela misture todos os ingredientes. Faça os hambúrgueres e transfira-os para uma assadeira untada com óleo e leve ao forno para assar. No pão bola integral monte o hambúrguer com alface, tomate e pepino.
Observação: para o preparo do hambúrguer de frango light passe o frango moído no processador e siga o mesmo modo de preparo do hambúrguer de carne.

Sanduíche Natural

Ingredientes:

2 fatias de pão integral

2 rodelas de tomate

2 folhas de alface

2 colheres de sopa cenoura ralada

2 colheres de sopa frango desfiado

1 colher de sopa requeijão light para pincelar

1 colher de sopa de milho verde

Omelete de Forno

Ingredientes:

2 ovos

1 colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de sobremesa de farinha de trigo integral

100 mL de leite desnatado

1 fatia de queijo minas frescal ralado

Frango desfiado ou carne bovina moída (cozidos previamente) ou atum

1/2 tomate picado

1/2 cebola picada

Alho, orégano, manjericão, sal e salsa a gosto

Azeite de oliva para untar

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Em uma forma antiaderente não muito comprida junte os ingredientes: ovos batidos, cebola picada, tomate picado, carne bovina moída ou frango cozido desfiado ou atum, sal, alho, orégano, salsa e o manjericão. Mexa bem e por cima coloque um pouco de queijo. Coloque a forma na parte superior do forno, em temperatura média. Em menos de 10 minutos sua omelete estará pronta, gratinada e não grudará na forma.

Pratiquem exercícios juntos

Boa alimentação e a prática de exercícios físicos andam sempre de mãos dadas. Existem inúmeras oportunidades de exercícios em família, como uma corrida na praça, um passeio de bicicleta no parque, uma caminhada na praia ou nadar. Busque sempre um educador físico, ele irá direcionar quais as atividades são as mais indicadas para família, e com certeza fará toda a diferença.

Com todas essas informações, o que você ainda está fazendo aí sentado? Não espere por amanhã, corra atrás das mudanças agora! Converse com seus familiares sobre isso e procure profissionais que possam auxiliar nesse processo.

Aplique as mudanças gradativas para que a adaptação seja mais fácil, e procure grupos e oficinas que o possam ajudar nesse processo. A Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza conta com equipes multidisciplinares com profissionais preparados e oferece oficinas variadas para a sua necessidade.