PAELLA DE VERDURAS
PAELLA DE VERDURAS
400-500 gr. De arroz para paella “El Avión”
1 litro de caldo de legumes
5 dentes de alho
1 cebola
1 cenoura
1 maço de brócolis
1 pimentão vermelho
2 alcachofras
2 tomates médios ralados
1 colher de chá de açafrão “Molineta de Minaya”
1 colher de chá de páprica de La Vera doce “Vega Cáceres”
Azeite de oliva extra virgem “Ybarra”
Sal
Corante alimentar ou tempero para paella “Sabater” (opcional)
Descasque e corte todos os legumes em cubinhos pequenos (a paella de verduras aceita muito bem todo tipo de legumes, vagem ou couve-flor combinam perfeitamente).
Coloque na paella 4 ou 5 colheres de sopa de azeite, nivele bem a paella fazendo com que o azeite fique bem no centro da paella. Quando o azeite estiver quente coloque todos os legumes com um pouco de sal e refogue no fogo médio até ficarem dourados.
Pouco antes dos legumes dourarem, coloque uma colher de açafrão para torrá-lo por alguns segundos, deste modo conseguimos potenciar o sabor do açafrão (outra opção é esquentar o açafrão, por 30 segundos aproximadamente, no micro-ondas e triturá-lo antes de colocar na paella). Depois do açafrão, coloque uma colher de páprica e mexa. Coloque os dois tomates ralados e refogue tudo por 2 ou 3 minutos até ficar sem água.
Coloque o arroz e misture bem com todos os ingredientes. Se precisar coloque um pouco mais de azeite (é importante que o arroz crie uma capa brilhante que vai permitir que o grão fique inteiro e solto). Aumente o fogo e acrescente o caldo de legumes previamente aquecido. Distribua bem o arroz para que cozinhe uniformemente. Caso queira uma cor mais amarelada, pode colocar um pouco de corante ou tempero para paella (os temperos prontos para paella já tem um pouco de açafrão, se usá-los, pode diminuir a quantidade de açafrão).
Experimente e corrija o sal caso seja preciso (é bom que o caldo tenha um pouco a mais de sal porque vai ficar mais suave a medida que for sendo absorvido pelo arroz). Deixe cozinhando em fogo alto por 6-7 minutos sem mexer. Diminua o fogo e deixe por 8-9 minutos em fogo baixo até secar bem todo o caldo. Desligue o fogo, tampe a paella com papel alumínio e deixe repousar por 5 minutos para integrar todos os sabores. Sirva e deguste uma paella que até mesmo os vegetarianos podem comer.
Sugestão do chef: Uma boa paella deve ficar com os grãos inteiros -para reter os sabores- secos, soltos e distribuídos de maneira uniforme. Para isso, a paella deve ser feita num recipiente de tamanho adequado ao número de pessoas. Quando a paella estiver pronta, a altura do arroz deverá ser de um dedo e meio ou dois dedos, caso contrario, o arroz que estiver em baixo ficará muito cozido e o de cima ficará cru.