Como Montar uma Horta

Como Montar uma Horta

Logo de inicio você precisará ter um terreno próprio para montar seu sistema de hortas e o ideal é que seja na zona rural de seu município, mas que ao mesmo tempo tenha fácil acesso às cidades vizinhas, de modo que forneça seus produtos para uma grande diversidade de lugares.

Todo o terreno precisará ser cercado com tela de alumínio para evitar animais no local, precisará ter uma represa ou um poço artesiano dentro do terreno, pois essa será a principal necessidade de uma horta.

Além disso, existe todo um trabalho de adubação do terreno que precisará ser feito para cultivar suas hortaliças e montará ainda o sistema de irrigação para ter tudo muito bem instalado no seu novo cultivo de hortaliças.

Tipos de produtos para cultivar na horta

Um dos detalhes cruciais nesse inicio também será a escolha dos tipos de hortaliças que irá cultivar em sua horta, afinal é possível escolher trabalhar apenas com um tipo de produto ou simplesmente plantar de tudo para atender as principais necessidades do mercado. Veja então alguns tipos de produtos que poderá cultivar em sua própria horta:

Frutas: É possível plantar manga, goiaba, acerola, maracujá, melancia, mamão e vários outros tipos de frutas que podem ter um cultivo melhor variando de região para região.

Verduras: Nesse segmento você poderá trabalhar em sua horta com alface, couve, rúcula, repolho e outros tipos de verduras que podem ser cultivadas em canteiros nas hortas.

Temperos naturais: Coentro, cebola, pimentão, salsão e outros mais são bons exemplos de temperos que poderá plantar em sua nova horta.

Legumes: Abobora, pepino, abobrinha, pepino, pimentão, tomate, batata doce e outro tipos de produtos.

Esses são apenas alguns exemplos básicos, portanto se você tiver um terreno grande e com possibilidade de plantar muitos tipos de hortaliças, certamente vale a pena diversificar e trabalhar com muito tipos ao mesmo tempo, porém para aquelas pessoas que dispõe de pouco espaço, é mais indicado focar apenas em um segmento e assim atender seus clientes apenas com aqueles produtos.

Como montar uma horta comercial?

Até aqui você pôde entender os passos básicos de como montar uma horta, começando pela escolha do seu local de montagem e dos tipos de produtos alimentícios que irá plantar para colher na nova horta. Além disso, desde o inicio será necessário se preocupar com algumas questões como adubação, compra de boas sementes para plantio, você precisará aprender as técnicas de cultivo e para trabalhar de uma maneira mais organizada, é interessante montar uma especie de escritório no local, onde possa atender os seus clientes, receber telefonemas e fazer a administração em geral de tudo que acontece na sua horta (algumas pessoas usam a própria casa para isso).

A contratação de funcionários será algo indispensável, caso a sua horta seja grande e necessite de manutenção constante, mas lógico que em alguns casos o trabalho também pode ser realizado em família e essa é uma opção que você tem nesse inicio. Uma outra questão tem sido a alta procura por produtos orgânicos e essa pode ser uma forma de você ganhar ainda mais destaque nesse mercado ao cultivar apenas produtos sem utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos em sua horta.

Quanto custa montar uma horta?

Por mais que seja um modelo de negócio extremamente simples, ainda sim é fundamental ter uma boa quantia em dinheiro reservada para implementar, pois mesmo tendo como montar uma horta com pouco dinheiro, para esse modelo específico de negócio que eu estou destacando aqui é necessário ter dinheiro disponível.

Observe que eu nem irei incluir aqui a compra do terreno, pois algumas pessoas já tem seu próprio local, e irei falar apenas de outros fatores, como: Você precisará preparar e adubar o terreno, abrir um poço artesiano ou ter uma represa grande, comprará diversos tipos de sementes para iniciar a plantação, contratará pessoas para cultivar estes produtos alimentícios, necessitará de um veículo próprio e muito mais.

No geral eu acredito que você precisará investir entre R$ 35 e R$ 60 mil Reais para abrir uma horta desse tipo, incluindo um veículo simples (usado), toda irrigação e estruturação da horta para começar produzir. Então planeje bem, faça uma análise de custos mais profunda e tenha uma completa noção do que será necessário investir para começar trabalhar com hortas em sua região.

Clientes e formas de vendas

Você que está procurando mais dicas de como montar uma horta, poderá comercializar seus produtos dos mais diversos tipos e esse é o lado bom deste mercado, porque existem diversas formas de você fornecer seus produtos, já que o seu foco principal não é a venda diretamente ao cliente consumidor, mas sim a empresas ou pessoas que irão comprar com o intuito de revender suas hortaliças. Com isso, é possível efetuar entregas para sacolões, fornecer a donos de barracas na feira livre, vender a pessoas que comercializam frutas e verduras trabalhando ambulante, em quitandas e assim por diante. Portanto esses serão seus potenciais clientes e como deu para notar, existem várias maneiras de começar vender!

Vale a pena montar uma horta? Da dinheiro?

Sem duvidas que a produção de frutas, verduras e legumes é uma das mais interessantes hoje em dia e quando você consegue oferecer estes produtos com um alto nível de qualidade, as chances são que vai obter sucesso muito rápido nesse ramo.

Além disso, quando você tem uma estrutura bem feita, é possível produzir o ano inteiro e com isso você firmará parceiras de sucesso para fornecer seus produtos, seja 1 ou 2 vezes por semana, portanto eu acredito sinceramente que vale muito a pena e principalmente se você já tiver habilidade na área ou gosto para cultivar hortaliças.