Como Acabar com o Chulé

Como Acabar com o Chulé

Probleminha chato esse, não é? Só quem sofre com mau cheiro nos pés sabe o quanto isso incomoda e é constrangedor. Dividir o quarto com os amigos, usar o vestiário da academia ou mesmo experimentar um sapato na loja podem se tornar situações constrangedoras. Afinal, como acabar com o chulé?!

A principal causa do chulé é a presença de bactérias nos pés e/ou nos calçados utilizados. E o suor e excesso de umidade na região também podem facilitar o aparecimento do mau cheiro.

Como acabar com o chulé: receitas caseiras

Alguns truques caseiros ajudam, mas se não cuidar da higiene para evitar a proliferação de bactérias nos pés, o mau cheiro pode voltar.

Como acabar com chulé com banho de água morna, sal e vinagre

Em uma bacia com água morna (o suficiente para cobrir os pés), adicione 4 colheres de sal e duas colheres de vinagre. Deixe os pés mergulhados na água por 15 minutos. Faça esse procedimento diariamente, por pelo menos 5 dias.

Como acabar com o chulé com banho de água morna e camomila

Outra ótima opção é mergulhar os pés na água morna misturada com 10 colheres de folhas de camomila por 20 minutos. Para um melhor resultado, o ideal é fazer esse banho todos os dias antes de dormir.

Dicas de como evitar o chulé

Mais importante do que pensar em como acabar com o chulé é pensar em antes disso, ou seja, como evitar que ele apareça. Alguns cuidados, especialmente com a higiene, vão garantir que esse odor tão incômodo apareça.

Confira a seguir algumas dicas:

Não use o mesmo calçado por vários dias seguidos. O ideal é revezar dois ou três pares durante a semana;

Usou o sapato hoje? Deixe-o em um local ventilado e se possível exposto ao sol por um tempo;

Nada de ficar muito tempo sem lavar seus calçados. Mesmo que não sinta mau cheiro neles, as bactérias podem estar ali;

Na hora de comprar calçados, escolha sempre aqueles confortáveis e com boa ventilação. Alguns calçados facilitam a umidade nos pés e a proliferação de bactérias, se tornando verdadeiras fábricas de chulé;

Não use sapatos sem meias. As meias ajudam a absorver a umidade. E por esse mesmo motivo, jamais repita as meias no dia seguinte;

Prefira sempre as meias de algodão;

Lave bem os pés diariamente, se possível com sabão antisséptico. E seque bem, especialmente entre os dedos;

O uso de talcos e desodorantes para os pés também é recomendado.

O mau cheiro nos pés também pode ser causado pela falta de zinco no organismo. Por isso é importante consumir regularmente alimentos ricos em zinco como abacaxi, maçã, banana e morango.