Ganhar Dinheiro Criando uma Marca de Roupas

Ganhar Dinheiro Criando uma Marca de Roupas

Se você gosta de assuntos relacionados à moda ou confecção de roupas em geral, acredito que este artigo será bastante útil, pois irei mostrar alguns detalhes de como criar uma marca de roupa!

Normalmente as roupas são itens com um nível de vendagem muito bom, independente do modelo e do público consumidor, e atuar neste segmento pode lhe gerar resultados muito legais, principalmente a partir do momento que você tem um marca padrão no mercado e consegue se destacar. Afinal uma marca bem bolada e que se apresente bem poderá vender por si só sem precisar grandes investimentos em publicidade.

Enfim, eu irei lhe mostrar neste artigo de hoje os primeiros passos de como criar uma marca de roupa com sucesso, afinal as grandes marcas de roupas iniciaram através destas pequenas analises que lhe apresentarei a seguir!

Exemplo de quem criou uma marca de roupa

Se você fizer uma pesquisa pela própria internet poderá encontrar muitos casos de pessoas que criaram suas próprias marcas de roupas e acabaram se dando muito bem, como é o caso das empreendedoras Bruna Motta e Carolina Pucci que criaram a marca “MyBasic” e inclusive foram citadas em uma matéria recente no site Estadão. A ideia era a criação de uma marca de roupas básicas, porém de grande qualidade, e iniciaram trabalhando apenas com blusas femininas que custavam a partir de R$ 59 Reais, no entanto a criação da marca de roupa foi o ponto de partida para transformar essa ideia em um negócio concreto que estima faturar alguns milhões nos próximos anos.

Então da mesma forma que a MyBasic surgiu, você também poderá lançar a sua marca no mercado, focando inicialmente em uma única linha de produtos para um segmento, pois o mercado é muito amplo e tentar trabalhar com todos os produtos ao mesmo tempo poderá ser um verdadeiro tiro no pé para quem está iniciando. Somente depois de algum tempo a empresa da Bruna e da Carolina começou expandir a sua linha de produtos, passando a produzir também outros itens como vestidos, calças, saias, regatas, moda praia e vários outros produtos, mas no inicio é preciso sempre manter os pés no chão para ganhar seu espaço.

Defina o tipo de roupa e segmento de atuação

A primeira medida que você deverá tomar é escolher o seu público alvo, assim como o tipo de roupa que irá confeccionar, afinal algumas pessoas sonham em criar a própria marca de roupa para vender e travam justamente quando precisam escolher o seu público consumidor. Digo isso, porque não adianta começar criando camisetas, mudar para a fabricação de vestidos amanhã e depois decidir que irá fabricar outro tipo de produto, então para não perder tempo é essencial planejar com cautela e decidir qual será o tipo de roupa da sua nova marca que está prestes a surgir.

Pense então nos tipos de pessoas que você gostaria de atender, na faixa etária do seu público alvo e se possível comece focando apenas em um determinado tipo de roupa, para só depois expandir seu leque de produtos fabricados. A Hollister, por exemplo, é uma marca de roupas importadas que comercializa produtos destinados ao público jovem e mesmo tendo uma grande variedade de roupas, ainda sim o seu forte costuma ser as camisetas masculinas, então é preciso ter uma essência para criar uma marca de sucesso!

Pesquisa de mercado antes de lançar a marca

Agora que você já tem em mente qual será o seu segmento de atuação e o público específico que irá focar, o próximo passo é conhecer realmente a fundo este para conseguir verificar se a sua marca de roupas poderá preencher uma lacuna existente nesta área. Algumas pessoas inclusive fazem essa pesquisa antes de definir os tipos de roupas e segmento que irá atuar, porque através dela é possível encontrar áreas realmente carentes e que vão proporcionar resultados melhores, por já ser uma necessidade no mercado de roupas em geral. Então pesquise para saber o que seus concorrentes tem oferecido, como poderá se diferenciar, o que os clientes realmente sentem necessidade e assim ter um conhecimento maior sobre a área em que pretende atuar!

Design e logotipo da sua marca de roupa

Sabe aquela imagem que se associa a marca e faz com que as pessoas sempre se lembrem dos produtos quando veem aquela figura? Pois bem, nessa etapa de criação da sua marca de roupa será preciso pensar nesse fator e tudo isso terá um poder muito grande, visto que as pessoas tendem a conhecer de longe o logotipo de uma marca e isso vai popularizar os seus produtos ainda mais. Um bom exemplo disso é o crocodilo verde da Lacoste que se tornou um simbolo conhecido em todo o mundo porque as pessoas associam rapidamente aquela imagem aos produtos dessa marca, então dê um nome para sua marca que possa ser fácil de se lembrar e crie sua própria identidade visual.

O design das suas peças será um outro detalhe importante e se você ainda não sabe como criar uma marca de roupa, entenda que essa será uma das coisas mais importantes para conseguir criar algo exclusivo no mercado, até porque não basta apenas fazer simples peças semelhantes às que são encontradas em todos os lugares. Se você quiser fazer sucesso com sua marca de roupas é necessário planejar bastante, pensar em diferenciais, tipos de tecidos, formato de cada peça, modo de costura e uma série de outras coisas. A minha dica é que você contrate ou trabalhe em parceria com um estilista, pois ele irá desenhar suas peças e trabalhará para colocar em pratica aquilo que você tem em mente.

Como registrar uma marca de roupa?

De nada adianta você criar uma marca de roupa e um logotipo interessante se não registrar tudo legalmente, afinal caso não faça isso essa não será uma propriedade exclusiva sua e qualquer pessoa poderá criar peças usando o mesmo nome ou uma empresa poderá ir lá e registrar essa marca sem que você saiba, fazendo assim com que os seus produtos não tenham o devido destaque que almeja. Então para evitar o risco de copias das peças ou roubo de marca, o que você deverá fazer em seguida é o registro da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), porém é bom fazer isso desde o momento que tiver a ideia definitiva da marca, já que o processo de liberação costuma demorar um pouco.

O primeiro passo é definir em qual dos tipos de marcas disponibilizados a sua vai se encaixar, depois deverá realizar um pesquisa para saber se a sua marca e/ou logotipo ainda não foram registrados por outra empresa, precisará pagar ainda uma taxa de serviço que é algo variável, após o pagamento poderá dar entrada no pedido de registro da marca de roupa e preencherá um formulário online no e-Marcas (que é o local de solicitação de registros). Então a partir desse passo resta apenas acompanhar o pedido e aguardar que seja concluído, sendo que após a liberação você ainda precisará pagar algumas outras taxas e assim sua marca irá valer por 10 anos, podendo renova-la após esse período.

Como criar uma marca de roupa?

Até aqui eu procurei lhe mostrar os primeiros passos para transformar sua ideia em uma marca concreta no mercado, no entanto existem vários detalhes a se estudar antes do lançamento de uma nova marca ou empresa atualmente. Em todo caso, o mais importante é criar não só a marca, mas também produtos que refletem exatamente a sua essência e que se tornem itens diferenciados no mercado, afinal as pessoas gostam de novidades e ser apenas mais um em meio a tantas outras marcas não vai lhe levar a lugar algum, então se diferencie (esse é o segredo).

Agora caberá a você realizar a própria pesquisa, escolher o nome e logotipo da sua nova marca e verificar as questões legais para efetuar o registro. No próprio site do INPI (www.inpi.gov.br) é possível obter uma série de informações importantes para quem quer registrar uma nova marca, porém é preciso já ter tudo muito bem definido antes de chegar nessa etapa. Eu só espero que as simples dicas de como criar uma marca de roupa que eu destaquei aqui hoje tenham lhe ajudado de alguma forma e recomendo que foque na sua ideia, porque o mercado precisa de empreendedores com vontade de fazer acontecer!