Facilitando a Semana com Refeições Congeladas

Facilitando a Semana com Refeições Congeladas

Sexto dia após a feira está lá na geladeira aquela cenoura mirradinha, um restinho de brócolis meio amarelado, nada disso me entristece mais. Odeio desperdício de comida, me dói o coração jogar fora vegetais, mesmo que eles não estejam lá aquelas coisas. Encontrei solução pra isso, que aliás, resolve vários problemas do meu dia-a-dia como desperdício de comida, desperdício de dinheiro, desperdício de tempo e falta de vontade/criatividade na cozinha.

Normalmente nossas refeições em casa tem como base arroz, feijão, algum tipo de legume e saladas, ou alguma massa, o prato principal varia, carne, frango, peixe, ovos, ou até algum legume mais substancioso, com base nisso planejo as refeições que podem ser congeladas no final de semana.

Na sexta-feira a noite já deixo de molho alguns feijões ou leguminosas, gosto de variar e ter pelo menos dois tipos diferentes de feijões, calculo 1 xícara de feijão cru para cada 2 refeições (1 xícara para minha família de 2 e 1 pequeno rende almoço e jantar) como planejo 5 dias de almoço e jantar demolho pelo menos 5 xícaras variadas, esta semana fiz 2 de feijão preto, 1 de carioquinha, 1 de feijão branco e 1 de feijão de corda.

No sábado acordo e junto com o café da manhã já vai para a panela um dos feijões com o tempero para o feijão  e sem sal, o sal acentua muito após congelado, prefiro temperar quando descongelo.

 Feijão vermelho, branco, preto e carioquinha congelados

 Domingo é dia de hortifruti, frequento um hortifruti que faz pacotes com preços especiais no domingo perto do horário de fechamento, não abrem na segunda e para evitar perder eles fazem esta liquidação. Alguns já estão machucadinhos e perto de estragarem, mas para quem faz a seleção e higienização no dia vale muito a pena!

Chegando em casa já coloco uma panela grande com água para ferver, lavo, descasco e corto em cubos os legumes, preparo um banho maria invertido em um bowl que nada mais é que água fria com gelo, lavo e higienizo as folhas e coloco para escorrer e quando secas já coloco em saquinhos plásticos com 1 folha de papel absorvente e levo a geladeira.

Levo legume por legume na água quente para branquear, dado o tempo transfiro com uma escumadeira para o banho maria frio, após resfriá-lo por completo transfiro para um escorredor de massa. Faço isso com todos os legumes cortados e normalmente após escorrer a agua junto para preparar a seleta.

 Se você preferir pode congelar cada tipo separado. Para isso não misture tudo, após o legume escorrido leve em uma assadeira descoberta (não amontoe, se preciso divida em mais de uma assadeira) para o freezer por aproximadamente 4 horas, depois disso transfira para saquinhos de congelamento. Este processo de congelar aberto faz com que os legumes não grudem um ao outro (se tiverem espaçados).

Costumo colocar em sacos zip, retiro a quantidade que quero e volto o restante ao freezer, desta maneira você pode fazer as combinações que bem entender durante a semana. Mesmo preferindo fazer a seleta completa não faço o processo de branqueamento em todos os legumes misturados, cada um tem o seu tempo.

Abóbora Cabotchá em pedaços: Não precisa de branqueamento, congelar crua.

Abobrinha, ervilhas frescas, ervilha torta, mandioquinha, pimentão, repolho: 1-2 minutos de branqueamento em água fervente.

Mandioca em pedaços, batata doce em pedaços, brócoli, cenoura, chuchu, couve-flor, milho verde, vagem, salsão, alho poró: 3 minutos de branqueamento.

Assim que der o tempo na água fervente colocar imediatamente na água fria com gelo para desacelerar o cozimento. Vá adicionando mais gelo na medida que você perceba que a água vai amornando, retire os legumes resfriados e transfira para um escorredor de macarrão para secar. Depois de secar adiciono as quantidades certas que vou consumir por refeição e coloco nos saquinhos. Assim é só retirar do freezer e utilizar nas mais diversas preparações.

Minha panela elétrica de arroz possui um compartimento para cozinhar legumes no vapor, mas nada impede que você faça os seus cozidos na água, fica ótimo da mesma forma!

Depois de cozidos faço as variações:

Adiciono a seleta a ovos batidos e tenho uma ótima omelete,

Um fio de azeite na frigideira, cebola em cubinhos e um pouquinho de shoyu já dá um toque especial,

Na manteiga com alho hum!!!

Com uma massa bem gostosa e queijo,

Na forma de salada, temperado com azeite, pimenta do reino e limão,

Canela, noz moscada e pimenta síria dão um toque bem diferente e delicioso,

Sopa! Com feijão, macarrão, caldo de galinha.

As possibilidades são infinitas! Muito fácil de combinar!

 Carne moída com legumes congelados

 Tenho um filhotinho de 1 ano e 8 meses, no sábado quando vou congelar os feijões deixo sempre algum restinho que não completa um pacotinho na geladeira, as vezes restinhos de vários feijões diferentes, no domingo pego um punhado de legumes já cortados, refogo com um pouco de cebola e alho na panela de pressão, adiciono agua e o caldinho do feijão, fecho por 15 minutos após a pressão e após isso adiciono os feijões cozidos e uma xícara de macarrão curto, espero o tempo do cozimento do macarrão (o ideal é que fique al dente), resfrio e congelo em pequenas porções, nos dias mais frios descongelo e tempero para uma refeição do Quim, ele ama de paixão esta sopa!

 Para o dia-a-dia faço o arroz e o prato principal, tempero o feijão congelado e os legumes e uma salada de folhas bem rica e isso me economiza muito tempo e dinheiro!