Economizar nas compras do fim de ano

Economizar nas compras do fim de ano

image001

Com a aproximação do fim do ano, muitas pessoas começam a se preparar desde já para os gastos que terão com as diferentes festas realizadas no período e ainda situações que costumam consumir um bom dinheiro.

Para celebrar Natal, Ano Novo, diferentes comemorações de amigo secreto – com amigos e colegas de trabalho, entre outros -, festas de encerramento do ano para os filhos e muitos outros gastos como viagens e encontros típicos do clima de verão e férias escolares.

Para se ter uma ideia de como a chegada de dezembro representa o aumento de algumas despesas, o presidente do Instituto Dsop de Educação Financeira, Reinaldo Domingos, alertou em seu site pessoal que os gastos excessivos (aqueles que poderiam ser evitados) de uma família podem representar entre 30% a 40% da renda mensal.

Apesar do alerta, vale lembrar que, atualmente, economizar não é sinônimo de passar vontade. Dá para encontrar os amigos e familiares para celebrar o fim de uma temporada e atender aos desejos de filhos. No entanto, para não complicar as contas, é preciso repensar quais despesas são realmente necessárias, para não cair em uma cilada e começar o ano no vermelho. Com o objetivo de te ajudar a se preparar para o fim de ano, selecionamos algumas dicas e orientações para você aproveitar ao máximo as festas sem extravagâncias. Afinal, ninguém quer iniciar o próximo ano com o pé esquerdo, não é mesmo? Confira!

Para você se organizar da melhor maneira, coloque em um papel, primeiramente, todos os ganhos (renda fixa e rendimentos extras como, por exemplo, o 13º salário, bonificações e férias). Em seguida, liste as despesas – desde as fixas até as variáveis – e verifique se há pendências financeiras. Depois de fazer todo esse planejamento, você conseguirá saber quanto será possível reservar para os gastos de fim de ano sem se endividar.

Não compre por impulso e seja original

image002

Antes de sair às compras, é legal fazer uma lista com tudo o que você precisa realmente adquirir para o período. Isso evita chegar na loja ou supermercado e escolher algum produto por impulso ou porque não tinha certeza se aquilo era mesmo necessário. Quando visitar um shopping e se apaixonar por uma roupa, reflita bem sobre a importância e se realmente essa peça será útil. O mesmo raciocínio vale quando pensar em presentear alguém.

Outra dica bem interessante e econômica para presentear amigos é ser original. Muitas vezes uma lembrancinha que tenha bem o perfil do presenteado faz mais sucesso do que algo mais extravagante. Sendo assim, uma foto bonita e impressa pode ser um presente e tanto, assim como um souvenir de um filme ou série que a pessoa ame. Identificar algo que a pessoa vá gostar não significa encontrar um presente que tenha um preço alto. Sem contar que fazer um presente personalizado e bem pensado faz toda a diferença e demonstra carinho com a pessoa que receberá esse mimo!

Faça uma ceia incrível sem gastar muito

image003

Organizar um jantar bacana de Natal ou Ano Novo não exige gastos altíssimos. Antes de ir ao mercado ou à feira, faça uma lista com tudo o que será preciso, pensando na quantidade de pessoas que irá participar da festa. Essa precaução evita o desperdício de comida e compras desnecessárias. Ao escolher as frutas para a ceia, prefira as nacionais e da estação, pois elas são mais baratas e agradam todo tipo de paladar. Produtos como damascos, avelãs e nozes não costumam vir em embalagens padronizadas e, por isso, seus preços variam bastante.

Produtos como peru e chester pedem um certo cuidado: na época do Natal, eles sofrem um aumento de preço entre 8% e 15%. Uma dica é substituí-los por pernil suíno ou, até mesmo, por peixes assados.

Pechinche e procure descontos

image004

Pechinchar não é vergonha! Ainda mais se você estiver com dinheiro em mãos. Muitas lojas costumam dar 10% de desconto (ou até mais) para quem paga tudo na hora. Se não for possível quitar o valor de uma só vez, preste atenção nas condições de parcelamento e, a fim de não perder o controle, registre todas as compras feitas e o número de parcelas que deverão ser debitadas em cada mês.

Muitas lojas costumam oferecer ótimos descontos no fim de ano, principalmente depois do Natal. Dependendo da pressa que você tiver para comprar os presentes, dá para presentear um pouquinho depois. Outra dica bacana é apostar em cupons de desconto de roupas na hora de comprar o seu traje para as festas de fim de ano ou mesmo para presentear alguém, assim é possível economizar aquela graninha.

Use e abuse da internet

image005

Com a popularização da internet nos últimos anos, ficou muito mais fácil pesquisar e comprar preços. Quando chegar o fim de ano, aproveite ainda mais esse benefício que o mundo virtual oferece. Os preços de alguns produtos chegam a variar mais de 20% de uma loja para a outra, por isso, o ideal é fazer um levantamento entre diferentes estabelecimentos para que os gastos não pesem no bolso.

Outro benefício proporcionado pela rede mundial de computadores é a chance de você realmente surpreender e acertar em cheio no presente, mesmo naquele amigo secreto da empresa em que você sorteou uma pessoa com quem nunca falou. Uma rápida verificada no perfil do colega na rede social pode render pistas incríveis para dar o presente mais inesperado e legal para a pessoa. Imagine acertar ao comprar o último lançamento da banda de música que o chefe mais gosta e que ele esperava ansiosamente, conforme demonstrou em um post na rede social?

O fim de ano traz alguns gastos, mas é possível planejar bem as contas e ainda agradar os amigos queridos sem complicar o orçamento. Basta se organizar, identificar o perfil das celebrações que serão realizadas e de quem merece aquele presente especial para fechar o ano em alto astral!