Como Vender Tapetes

Como Vender Tapetes

O mercado de decoração tem crescido demais a cada ano que passa, proporcionando muitas novidades, incluindo todo tipo de produto: vasos, lustres, móveis e um objeto que dá um toque especial nos lugares, o tapete. Se você nunca reparou, nas festas chiques seja onde for sempre há um lugar onde você encontrará belíssimos tapetes, sejam estampados ou não, de vários tamanhos e formas, cores variadas de acordo com a ocasião.

Hoje mais do que nunca o tapete faz parte da decoração de uma casa e você tem muitas opções, então fica bem mais fácil vender esse produto. Contudo, há variedades de tapetes: tapetes de crochê, de barbante, de patchwork, emborrachado, sintético entre outros. Assim como os tapetes ficam em diversos cômodos de uma casa, tal como: banheiro, quarto de crianças, na sala, na cozinha e também há o tapete para a porta de entrada da casa. E ainda existem matérias primas variadas, como: tapete de couro, antialérgico, emborrachado, redondo, e assim segue, mas tudo depende da vontade do cliente.

Avaliando o produto no mercado

Em casamentos, aniversários, quartos de bebês e até mesmo na sala de estar o tapete é sempre bem vindo então como você faria essas vendas? Primeiro, para vender tapetes, é preciso fazer uma pesquisa e verificar quais tapetes são mais procurados, se são os pequenos, os médios ou os grandes; os muito trabalhados, lisos, estampados, isto é, faça uma avaliação por completo.

Após realizar a pesquisa de mercado, procure se atualizar em como ser um bom vendedor e oferecer os tapetes e vendê-los. Mas veja bem, para se vender tapetes, é necessário saber para qual utilidade ele servirá ao cliente, pois se você tem argumentos e explicar como pode ser utilizado o tapete, com certeza que o cliente comprará. Como por exemplo, se o cliente tem criança pequena, ofereça os tapetes infantis antialérgicos e os antiderrapantes, e em seguida use argumentos para conquistar a compra deste cliente.

Vendas com boa aparência e qualidade no atendimento

Procure sempre oferecer a sua clientela, tapetes de alta qualidade, e realize o atendimento com sorriso e boa aparência, pois isso conta muito na hora de vender.

Tem pessoas que tem crianças pequenas, então com certeza optarão por tapetes menores e de cores escuras, pelo menos na sala de estar. Já nos quartos das crianças normalmente os tapetes são de acordo com a cor do quarto ou tema que foi escolhido, então esses são mais personalizados como personagens da TV e também há os tapetes em formato dos personagens.

Depois de se informar sobre os tapetes mais vendidos, faça um catálogo com os tapetes que você tem em mãos e os que não têm também, para que as pessoas vejam com que tipo de tapete você trabalha. Outro catálogo que é necessário ter é aquele em que se podem mostrar os tecidos que você trabalha: mais lisos; mais felpudos ou estampados. Você deve apresentar múltiplas variedades para que as pessoas escolham o que mais gostam.

Vender tapetes sob medidas

Também é muito importante fazer um contato direto com seus clientes para que eles digam qual o tamanho específico que querem seus tapetes, se possível visite a casa deles para que meça e forneça o tapete exatamente do tamanho solicitado, pois o que mais faz as pessoas desistirem de comprar tapetes em alguns lugares é que nos locais, não tem opção de tamanho, são muito pequenos ou muito grandes, quase nunca tem aquele exato tamanho que caiba na sala de estar ou no quarto do cliente. Então vender tapetes sob medida é mais uma estratégia para se vender bem.

Invista em variedades de cores, tem pessoas que fogem do básico e gostam de inovar. Cores fortes e vibrantes é a sensação do momento. Muitos têm investido em móveis e até cores de paredes bem diferentes, então os tapetes devem seguir a mesma linha para ficar combinando com o restante da casa.

Trabalhe com tecidos que não soltem tanto pelo, principalmente para quem tem criança. Também é preciso investir em produtos mais sintéticos, de fácil limpeza e secagem mais rápida. Atualmente as opções são enormes para um tecido de melhor qualidade.

Dicas de como vender tapetes

Uma novidade no mercado são os tapetes emborrachados, quando a criança está começando a engatinhar, por exemplo, é fácil de lavar e não deixa a criança se machucar. Você pode vender tapetes emborrachados com detalhes bem infantis como: letras, números e bichos, sempre bem coloridos porque isso chama a atenção da criança.

Outra opção de como se vender tapetes é através do uso da internet, pois este é um ótimo aliado, porquanto se tem a possibilidade de divulgar em sites, redes sociais, blogs com fotos de decoração. Contudo, indica-se aqui o Mercado Livre. Você pode usar sua criatividade e na sua casa mesmo montar um espaço com móveis, usando os tapetes que você vende, desta forma, é preciso tirar fotos de vários ângulos e postar no site ou rede social para divulgação.

Na área de vendas vale tudo para chamar a atenção dos clientes e você fazendo sua parte, procurando novidades e atendendo a demanda das pessoas na qual conhece, com certeza que o negócio vai longe. Não desanime se fizer algumas visitas e não realizar nenhuma venda de tapetes, pois é preciso ter paciência, e na hora certa você vai conseguir e aos poucos, se aprimora a cada venda.

Você pode fazer parceria com alguma loja ou empresa, e ser vendedor de tapetes como autônomo; para economizar tempo, você pode também contratar pessoas para trabalharem para si, sendo estas pagas conforme uma porcentagem em que você irá estipular; procure entregar seus tapetes no dia exato que o cliente solicitou, pois a hora da entrega conta muito para o vendedor.

No caso de você ser o produtor dos tapetes, para se vender tapetes e adquirir maior lucro, pode-se comprar a matéria prima, que mais é solicitada por clientes, com uma maior quantidade por um preço mais em conta e você mesmo produzir os tapetes. Pesquise, invista, faça a diferença e conquiste seus clientes através da qualidade de seus produtos. E, sucesso nas vendas de tapetes, pois quem sabe está aí a oportunidade de seu novo negócio.