Como se comportar em uma entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego

image001

Em uma entrevista de emprego, o candidato selecionado é sempre aquele que responde o que o entrevistador quer ouvir. Vamos agora a algumas dicas básicas de como se comportar em uma entrevista de emprego.

 Usar a roupa apropriada

Não vá para uma entrevista de emprego com boné, calça jeans, de tênis e descabelado. Lógico que isso depende da empresa, porém o candidato deve se vestir como a empresa se veste. Chegar a uma entrevista de emprego se parecendo com a empresa já é um bom começo.

Evite falar muito sobre sua vida, apenas o necessário

Muitas pessoas têm mania de falar de sua vida desde o dia em que sua mãe engravidou.

 Não fale mal de ninguém

Nem fale mal das empresas onde trabalhou e nem dos antigos chefes. A impressão é que: se você já reclamou dos outros, irá reclamar também da empresa que está querendo lhe contratar.

 O candidato deve decorar a história e os números da empresa

Tente estudar mais sobre a empresa que você irá fazer a entrevista de emprego. Sempre irão te fazer a seguinte pergunta: “Por que você quer vir trabalhar aqui nesta empresa e não em outra?” Você teria alguma resposta boa para isso? Poucos candidatos respondem: “Porque eu quero fazer parte de uma Organização que vem crescendo 12% ao ano nos últimos 5 anos”. São respostas assim que fazem os olhos do entrevistador brilhar.

 Desligue o celular antes da entrevista de emprego

Se você esqueceu o celular ligado e ele tocar durante a entrevista de emprego, não atenda. Nem olhe para ver quem ligou.

  A entrevista de emprego não acaba na despedida

No dia seguinte após a entrevista de emprego, mande um e-mail ou uma carta para a pessoa que lhe entrevistou. Uma simples mensagem dizendo: “Muito obrigado pela oportunidade. Douglas”. Só isso! Este é apenas um exemplo. Lógico que irá colocar o seu nome. Você acaba marcando de alguma maneira o seu nome no dia seguinte, quando na cabeça do entrevistador daquela “salada” enorme, que ele já não consegue lembrar quem é quem. Pouca gente procura fazer isso, que é um diferencial.

É claro que essas dicas ajudam muito mas, elas não são uma garantia de que um candidato será contratado. O importante é não desanimar.

Se você foi autêntico na entrevista de emprego, não exagerou, não mentiu, e mesmo assim não conseguiu a vaga, não significa que você não serve para aquela empresa. Significa que aquela empresa não serve para você.