Como Plantar Mandioca para Vender

Como Plantar Mandioca para Vender

Principalmente no Nordeste a mandioca (ou aipim e macaxeira) é muito consumida na gastronomia. Percebeu-se então que o seu cultivo é um ótimo tipo de negócio e hoje vamos te ensinar a como plantar mandioca. Esse nosso texto é muito importante porque vai te ajudar a iniciar um negócio que tem um ótimo potencial financeiro.

Você poderá alcançar aos poucos um mercado ainda maior e se tornar uma grande referência na sua região. Aqui daremos o passo a passo de como plantar mandioca, desde o solo, até a parte da colheita.

Ainda te indicaremos um excelente curso de plantação de mandioca que irá te profissionalizar para que você obtenha sucesso nesse empreendimento. Gostou? Então fica com a gente até o final do texto que eu tenho certeza que depois dessa leitura você se sentirá motivado a mudar de vida.

A mandioca

Para plantar mandioca você precisa saber do que se trata. É uma planta que tem uma raiz muito apetitosa que faz inclusive a farinha que a gente come nas refeições. Ela é popular em todo o Brasil, mas principalmente no Nordeste, onde os aspectos culturais são muito enraizados e vários pratos tem a mandioca como ingrediente.

Desde o aipim com manteiga, até o escondidinho. Existem dois tipos de mandioca: mandiocas-mansas e mandiocas-bravas. O que determina isso é justamente o teor de cianeto que é produzido pelas suas raízes. As mandiocas que possuem mais cianeto são as consideradas bravas. A mansa é a mais tradicional, conhecida como aipim ou macaxeira.

Luminosidade ideal para plantar mandioca

Como é uma planta de origem tropical que é nativa do nosso país, ela não se adapta bem à sombra total. O ideal é que seja exposta a luz solar de forma direta. O máximo que poderá ser feito no cultivo da mandioca é localizá-la em sombra parcial. É preciso ter o máximo de cuidado porque ela precisa mesmo de uma ótima luminosidade para crescer bem.

Clima ideal para o cultivo de mandioca

Para o clima a gente precisa levar em consideração o mesmo motivo da questão da luminosidade. É uma planta brasileira, acostumada com sol e calor, por isso ela não vai se adaptar a baixas temperaturas.

O clima ideal para plantar mandioca é com temperaturas acima de 18°C, ela precisa disso para conseguir ter um bom desenvolvimento. Caso contrário, o plantio não trará resultados. O clima precisa ser quente e úmido para proporcionar as melhores condições para o crescimento da mandioca.

Qual o solo ideal para mandioca?

Esse talvez seja o fator mais importante sobre como plantar mandioca, o solo. A mandioca consegue crescer até mesmo em solos que não são muito férteis. O que é necessário, no entanto, é que ela seja muito bem drenado. Isso faz toda a diferença.

O solo ideal é o permeável, que seja rico no quesito matéria orgânica, que seja fértil e tenha pH entre 5 e 6. Para plantar mandioca é necessário evitar solos que são argilosos e pesados, ou até mesmo aqueles compactados. Em solos assim a mandioca não consegue se desenvolver.

Cuidado com a irrigação

Esse é um aspecto importante sobre como plantar mandioca. É preciso que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. Por isso é válido que haja sempre uma avaliação da umidade do solo antes de adicionar mais água.

Não se pode permitir também que a mandioca fique sem água, principalmente nos cinco primeiros meses. Ela é muito frágil em relação a isso e com certeza não irá sobreviver. Já quando estiverem desenvolvidas, elas conseguem passar bem por um período de seca.

Como plantar mandioca?

A forma de plantio da mandioca é feita através de pedaços de caules de plantas já desenvolvidas, chamadas manivas. É muito importante escolher sempre os pedaços das melhores plantas, das saudáveis.

É preciso algo entre 15 a 25 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. A forma de plantação se dá colocando as manivas em covas com de 5 a 10 cm de profundidade. De acordo com a direção que o plantio for feito (horizontal, vertical ou obliquo) os resultados serão diferentes. Por exemplo, no caso das manivas serem plantadas na direção horizontal, as mandiocas terão as raízes de uma forma mais superficial, o que será ótimo na colheita.

Já no caso da direção vertical ou inclinada, a mandioca terá raízes mais profundas e dará mais trabalho para ser colhida. Apesar disso, no caso do direcionamento vertical, haverá mais manivas brotando do que da outra forma. O que significa um rendimento ainda maior por área.

É importante identificar quais são os seus objetivos e prioridades na hora de fincar o pedaço de caule no solo. Apesar de ser um modo raro e incomum, também é possível plantar a mandioca por meio das sementes dos seus frutos. É bom lembrar que além de comum não é a forma mais recomendada e muito menos aconselhada, mas é sempre bom saber, não é?

Espaçamento necessário para plantação de mandioca

A questão desse espaçamento pode variar de acordo com o clima, o cultivo que será utilizado e até com a qualidade do solo, mas o comum é que de uma fileira para outra haja um espaço de 1 metro, enquanto que de uma planta para outra tenha um espaço de 50 a 60 cm.

Como ter sucesso ao plantar mandioca?

Estamos aqui te dando dicas muito importantes para que você saiba como plantar mandioca, mas a mais importante é a que daremos agora. Quando queremos iniciar em um novo negócio o primeiro passo a dar é o conhecimento.

Hoje existe um curso muito completo e renomado sobre o Cultivo de Mandioca. A partir do conhecimento fornecido por ele você se torna preparado para plantar mandioca desde o primeiro passo até a colheita. Entre o conteúdo abrangido pelo curso estão:

Formas de utilização da mandioca

Exigência climática e época de plantio

Adubação

Consorciamento e rotação de culturas

Controle de pragas e doenças

Colheita

Custo de produção

Faça isso, vale muito a pena. Se você reparar os grandes nomes do empreendedorismo nem sempre tiveram faculdade, mestrado ou doutorado, mas eles se esforçaram e focaram em serem especialistas no segmento que resolveram atuar. Faça o mesmo!

Tratos culturais necessários para plantar mandioca

É importante vigiar com relação às plantas sanguessugas e invasoras e retirá-las de forma regular da sua plantação. Isso precisa ser feito com disciplina, porque essas outras plantas sugam os nutrientes e os recursos do solo, o que pode dificultar o desenvolvimento da sua plantação.

No início do plantio isso precisa ter ainda mais cuidado. É importante que as plantas não sejam podadas, porque isso faz com que a produção caia.

Colheita da mandioca

O período de colheita da mandioca ocorre de 6 meses a 3 anos após o plantio. Esse tempo vai variar de acordo com o cuidado com a plantação, clima, solo e até luminosidade.

Cuidado com a mandioca

Uma coisa que pouca gente sabe é que a mandioca tem uma enzima chamada linamarase que é decomposta quando ela é cortada ou sofre algum dano. Essa enzima libera cianeto de hidrogênio (ou ácido cianídrico) que é uma substância extremamente tóxica.

Por essa razão a mandioca e suas folhas não podem ser consumidas cruas, isso pode causar envenenamento e até levar a morte. A mandioca-brava só pode ser utilizada para fazer farinha e derivados após muito cuidado. Já a mandioca mansa, deve ser consumida cozida ou frita, após suas folhas serem bem lavadas e muitas vezes.