Como Montar Uma Pizzaria

Como Montar Uma Pizzaria

image007

Será que vale a pena? É realmente lucrativo? Quais são os riscos? O que é necessário para ter bom êxito neste negócio? Como se destacar em um mercado tão concorrido? Se você tem estas e outras dúvidas, confira as nossas dicas:

1. Faça uma pesquisa no mercado identificando qual bairro próximo, ou região, tem necessidade de uma pizzaria delivery. Evite locais onde haja muita concorrência.

2. Escolha um ponto que tenha ótima localização e comércio movimentado: próximo à padarias, mercados, farmácias. Estude a vizinhança para ter certeza de que você não terá problemas com reclamação sobre a fumaça, barulho de motos e movimento de clientes.

3. Observe se o local onde funcionará a pizzaria tem a infraestrutura adequada:

• Local para clientes estacionarem com facilidade caso queiram buscar a pizza pessoalmente.
• Um pequeno salão de espera.
• Área de trabalho com visibilidade para o cliente.
• Espaço para guardar estoque.
• Lugar para guardar a lenha.

4. Verifique quais são seus concorrentes em um raio de 1 km e veja o que oferecem. Diversifique seu serviço oferecendo o que ninguém tem.

5. Vá atrás de toda a burocracia para conseguir o alvará de funcionamento. Verifique as normas de desinfecção, higienização e limpeza da Vigilância Sanitária.

6. Elabore o cardápio. Para isso é necessária uma pesquisa de mercado para saber quais são as preferências dos moradores da região e, a partir daí, escolher os ingredientes que deve comprar. Mande imprimir o cardápio, fazendo algo sugestivo e que chame atenção dos clientes. O menu deverá conter informações básicas como promoções e opções de sabores com preço atualizado. Se possível, coloque fotos do produto.

7. Compre os equipamentos necessários: computador para tirar pedidos e fazer o cadastro dos clientes, telefone, mochila térmica, potes plásticos, raladores, bancadas, geladeiras (pelo menos 3), freezer, expositor de bebidas, máquinas para cortar frios, rolo para abrir massa, um bom forno, fogão, processador, bandejas de pizza, masseiro, panelas e utensílios de cozinha.

8. Procure por fornecedores e trabalhe com matéria-prima de qualidade. Lembre-se de que ingredientes frescos são essenciais para a boa qualidade de seu produto.

9. Contrate mão de obra mas esteja atento, pois o pizzaiolo e o forneiro devem ser muito bons, do contrário seu produto não terá a qualidade necessária. Uma pizza saborosa fará com que o cliente atravesse um bairro todo para compra-la na sua pizzaria.

10. Faça a divulgação de seu estabelecimento pelo menos 1 mês antes da abertura. Distribua panfletos, cole cartazes no comércio local e contrate carro de som. Tudo é válido para fazer com que as pessoas conheçam seu novo negócio.

Dicas:

• Para se destacar nesse ramo o essencial é fornecer rapidamente uma pizza de qualidade e que chegue sempre quentinha.

• O investimento inicial é de aproximadamente 30 mil reais.

• Procure sempre adequar o cardápio anotando as pizzas que têm menos saída e substituindo-as por outros sabores.

• A variedade de sabores é um forte atrativo.

E agora? Já está preparado para se tornar um empresário de sucesso? Fazendo tudo com critério, planejamento e buscando sempre um produto de qualidade, o sucesso virá com certeza.