Como Montar Uma Loja de Assistência Técnica Para Celulares

Como Montar Uma Loja de Assistência Técnica Para Celulares

Veja o passo a passo de como montar uma assistência técnica para celular e o investimento médio para ser dono deste tipo de negócio. Assistências técnicas para celulares podem ser um bom negocio hoje em dia, quando bem gerenciado e com qualidade no serviço. Tendo em vista que as pessoas não possuem menos de dois celulares atualmente, este tipo de emprego é quase uma necessidade. Apesar dos aparelhos móveis estarem bem baratos e com preços convidativos, há os de alta tecnologia que são caros e o reparo é a melhor opção ao invés da troca.

Para os que pretendem montar uma assistência técnica para celulares, o aviso mais importante é quanto à qualidade do serviço prestado. Assim como a fama de um bom espaço corre rápido e o comércio será bem requisitado, um serviço mal feito ou com descaso ao cliente pode tornar o ponto comercial odiado até mesmo pelos que nunca conheceram nem a fachada da assistência. É preciso ter bastante cuidado.

Caso tenha interesse em seguir em frente, veja alguns pontos a serem seguidos para montar uma assistência técnica para celulares.

Curso e capacitação em técnico de celulares

É preciso antes mesmo de abrir pensar em como o serviço vai ser prestado, se você será o dono e também o que irá atuar no serviço ou irá contratar alguém. É preciso ter um técnico qualificado neste tipo de serviço, o que é bem fácil conseguir ou fazer você mesmo porque são muitos os cursos oferecidos pelo mercado voltados para a manutenção de celulares que custam em média R$ 300 de investimento.

Tanto prestando o serviço como contratando alguém para o fazer, é preciso ter em mente que toda loja de assistência técnica de celular oferece uma garantia de serviço, prevista em Lei pelo Código de Defesa do Consumidor. Logo, é preciso prezar sempre pela qualidade ou o tempo que seria dedicado a um novo cliente será usado para refazer algo que não ficou bem acabado.

Espaço para montar uma assistência de celulares

Como o objeto a ser trabalhado é pequeno, não é preciso um grande espaço para montar uma assistência neste gênero, até em 15 metros quadrados está de bom tamanho. A maioria das lojas de assistência técnica não passam dos 20 metros quadrados de área. O segredo é deixar um amplo espaço para atuar com uma mesa confortável e para atender os clientes com cadeiras de forma que ele possa esperar o serviço ficar pronto.

Para trabalho, será preciso uma mesa com cadeiras confortáveis e boa iluminação. A maioria das assistências de celulares trabalha com uma divisória para que o cliente não tenha contato com o fundo da loja onde são feitos os reparos. É uma forma de trabalhar mais tranquilamente sem o questionamento da qualidade do serviço e ainda manter a segurança dos aparelhos diante do público que visita o estabelecimento.

Em ambiente fechado, aproveite para prezar pela segurança dos seus clientes e a sua e mantenha um armário com chave para colocar os aparelhos prontos e os ainda em serviço por segurança sua e a loja. O ideal é ter o serviço de uma empresa de segurança ou alarme, pois o risco é alto atuando nesta área, a menos que seja em shopping center onde o aluguel já inclui seguro.

Equipamentos para montar uma assistência técnica para celulares

Os equipamentos necessários para uma assistência de celular são de manutenção, os mesmos ou muito parecidos usados em uma assistência para computador. O kit de ferramentas pode ser comprado em lojas de peças para informática a preços bem em conta, depende da especialidade do serviço. Já as peças autorizadas para as marcas é preciso entrar em contato com os fabricantes tanto de celulares como de marcas que fabricam peças apenas para celulares como display, teclado, cabo flat, entre outras.

O empresário pode trabalhar com estoque próprio de peças ou atuar com encomenda, o que é mais simples, mas pode não agradar ao cliente. Com estoque próprio é preciso ter uma boa quantidade de peças para os diferentes modelos de aparelhos no mercado, porém o serviço será mais rápido. Já atuando com peças sob encomenda, corre o risco de não perder as compradas por falta de uso e procura de mercado, uma vez que os celulares ficam obsoletos rapidamente com a quantidade de novos lançamentos mensais.

Licenças necessárias para montar uma assistência técnica

Uma assistência técnica é um ponto comercial e por isso atua como uma empresa tradicional, com a necessidade de CNPJ, que se consegue com abertura de firma. É preciso ainda estar registrado em Prefeitura como prestador de serviços, o que é diferente de comércio e por isso os impostos sob cada nota fiscal são menores que os de um ponto comercial.

Abertura de firma, contratação de funcionários, pagamento de férias e indenizações devem ser feitos perante o trabalho de um contador, profissional especializado nesta área.

Como ter sucesso com sua assistência para celulares

Escolha um ponto com grande fluxo de pedestres e veículos, de preferência com fácil estacionamento. Faça todo o planejamento da sua assistência técnica para celulares antes de iniciar na atividade. Dentre os pontos mais relevantes é preciso levantar o valor do investimento inicial necessário, a quantidade mínima de serviços necessária para que a empresa não tenha prejuízo (ponto de equilíbrio), expectativa de vendas de serviços e fazer um planejamento de marketing. Conhecer bem o mercado da região em que você pretende atuar é primordial para o sucesso no negócio. Caso tenha dificuldade conheça o Kit Como Abrir Um Negócio.

Visite outras lojas do segmento e observe como trabalham e o volume de serviços prestados, se a concorrência vai bem já é um bom sinal.

É importante obedecer aos horários dos locais onde estará localizado o ponto comercial. Abrir antes e fechar depois pode não ser tão vantajoso.

Organize os pedidos separados por data de entrega e entre finalizados e não finalizados para não ter problemas. Sempre vise o Código de Defesa de Consumidor e por isso atenda todos bem, sempre tente cumprir suas datas e dê um retorno aos clientes caso não consiga finalizar os serviços no prazo.