Como Montar Uma Banca de Revistas

Como Montar Uma Banca de Revistas

Pesquisando sobre como montar uma banca de revistas? Este texto incrível traz todas as informações que você necessita para montar sua banca de revistas.

Bancas de revistas são populares em todo o Brasil e não precisam de um grande sacrifício para vender o seu produto. As pessoas procuram por estes espaços para comprar jornais, revistas semanais ou mensais, livros e publicações eventuais que também são voltadas para bancas de revistas. As bancas costumam ser bastante lucrativas porque são voltadas para quem gosta ou precisa de uma leitura diária e vale lembrar que jornais são publicados todos os dias, então todos os dias você vai ter vendas. Caso queira aceitar a nossa sugestão de novo negócio, veja a seguir mais informações de como ter sucesso ao montar uma banca de revistas.

Como funciona uma banca de revistas

A maior vantagem de trabalhar com banca de revistas é que, de fato, você não compra os produtos, ganha com os lucros. Os produtos são deixados pelas editoras no sistema de consignação, ou seja, os itens são dispostos nas prateleiras e você ganha um percentual por produto vendido. O que muda para você? Você não está perdendo nada. Se não for vendido, um representante comercial da editora irá buscar de volta ou você mesmo deixa na distribuidora e não paga nada por isso, fica apenas com o lucro da venda obtido.

Localização e público-alvo de uma banca de revistas

Este é o ponto mais importante do seu empreendimento porque uma banca de revistas precisa ser vista para ser procurada. É preciso pensar em um local com bastante movimentação e ainda vender alguns outros produtos para garantir o sucesso e barrar a concorrência.

Bairros residenciais também são bons locais para montar uma banca de revistas porque há público, que é o mais amplo possível. São seus clientes em potencial: crianças em idades variadas leitoras de gibis, adolescentes, adultos e idosos. Melhor impossível, não? E com as publicações hoje no mercado, são seus clientes concurseiros e estudantes interessados em leitura de atualidades, bem como colecionadores de revistas em específico.

Escolher o local adequado significa dizer que é preciso antes fazer uma pesquisa de mercado para identificar qual é o público que será atendido. Geralmente, o cliente de banca de revistas é aquele que tem poder aquisitivo o suficiente para poder comprar as publicações, já que são produtos mais caros e, principalmente, que se interessa por notícias, seja qual for a natureza delas. Outra dica importante sobre o ponto comercial é que ele deve ser em um lugar onde há bastante circulação de gente, como mercados, pontos de ônibus, restaurantes e academias por perto.

O ponto comercial pode estar localizado em lojas ou até mesmo em bancas. Por não possuem muita restrição para a instalação as bancas são aconselhadas a ficarem em esquinas que possuem grande movimento de pessoas e veículos. Se tiver um local para estacionar melhor ainda, pois os carros que estão de passagem podem parar rapidamente para comprar, em alguns casos você poderá levar o produto até o cliente e ele nem precisará sair do carro.

Documentação necessária para montar uma banca de revistas

Para montar a sua banca de revistas é necessário, primeiramente, pedir autorização à prefeitura de sua cidade. Caso não tenha ainda, é preciso que tire o CNPJ para depois então começar a exercer a atividade. Na maioria das bancas, não há atuação com cartão de crédito, mas caso você queira oferecer o serviço, vai precisar ter um CNPJ em atividade para solicitar uma maquineta pela operadora de cartão.

Se for fazer a instalação da banca em um local que ainda não existe nada, como em uma praça, além da autorização da prefeitura ainda será preciso fazer a ligação elétrica, nesse caso será preciso entrar em contato com a empresa responsável pelo serviço de fornecimento de energia elétrica.

Estrutura básica para montar uma banca de revistas

Existem três formas de montar uma banca de revistas: comprar uma já pronta, participar de disputa por meio de concorrência pública (a prefeitura é responsável) ou tê-la em um terreno de propriedade particular.

A estrutura é bem simples e de metal, pode ser encomendada ou comprada pronta e não vai te custar mais que R$ 3 mil, com prateleiras para mostrar os produtos. Alguns mostruários já são entregues junto com as editoras, divulgando a marca, como os cavaletes e espaços para os jornais do dia e outros precisam mesmo ser comprados, mas possuem um custo baixo.

A estrutura é pré-fabricada e por dentro é preciso organizar tudo em prateleiras para que o material a ser vendido seja disposto nelas, assim como no balcão e vitrines. Também aproveite essas duas últimas partes para vender outros produtos, como doces e materiais básicos de escritório, como blocos de papel e caneta, por exemplo.

Os equipamentos necessários básicos para uma banca mais organizada de médio porte, que possa atender a mais de cinco clientes ao mesmo tempo, são estantes, balcão, ventilador, porta-jornal, luzes, banqueta, máquina de calcular e porta-saco, para que as revistas sejam embaladas e entregues nas mãos dos clientes dentro do suporte de plástico.

Capital para investimento necessário para montar uma banca de revistas

Não se pode falar em um novo negócio sem falar em investimento, uma das partes mais importantes do processo. Infelizmente, é preciso mexer no bolso para começar a trabalhar por conta própria. O capital inicial investido é de cerca de R$ 14 mil para ter uma implementação de uma banca de revistas, variando conforme a localidade. Esse montante já conta com o espaço e tudo mais incluído, que pode ser também o custo com funcionário.

Contudo, a maioria não começa a contratar alguém, mas simplesmente atua sozinho na banca, o que não é nenhum risco se não for uma banca grande que envolva muitos clientes, o que pode correr o risco de sofrer alguns pequenos furtos.

Produtos a serem vendidos em uma banca de revistas

O básico para venda em uma banca de revistas é atuar com jornais diários e semanais, revistas semanais e mensais, publicações de colecionadores, livros vendidos por editoras de revistas, gibis, revistas infantis para desenho e de artesanato. Algumas bancas vendem ainda sorvetes, refrigerantes, apostilas para concursos, livros para estudo e agregados deste seguimento. Quanto maior a variedade produtos oferecidos, mais fácil será atrair o cliente para um produto e fazer com que ele leve outro. A recarga de celular e vendas de cigarros costuma ser um grande atrativo. A forma de pagamento também influencia bastante na venda, então busque aceitar pagamento com dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito ou anotar e receber pagamentos mensais de clientes.

Os jornais e revistas são entregues mediante cadastro e ainda por crédito, por isso, é preciso entrar em contato com os distribuidores para que eles possam levar tudo ao local. Lembre-se de ser bem pontual, pois isso faz toda a diferença. A clientela gosta de ter o jornal em mãos no momento que ela quiser, por isso, tenha esse cuidado ao montar uma banca de revistas.