Como Montar Um Restaurante Self Service

Como Montar Um Restaurante Self Service

image003

Ser proprietário de um restaurante self-service é uma ótima oportunidade de gerar emprego e renda

Os restaurantes self-service surgiram em virtude das exigências do mundo moderno e, com certeza, esta será uma tendência cada vez mais crescente. As pessoas procuram esse tipo de serviço devido à praticidade e rapidez das refeições, economizando tempo e dinheiro.

Ser proprietário de um restaurante self-service é uma ótima oportunidade de gerar dinheiro, uma vez que esse tipo de negócio está alocado em um dos ramos da economia brasileira que mais vem crescendo. Veja algumas dicas importantes para montar o seu próprio restaurante:

 Abertura

Para a abertura de qualquer empreendimento, é necessário fazer um estudo de mercado para verificar a concorrência. Em capitais, existem uma variedade desse tipo de serviços nas praças de alimentação de shoppings e centros comerciais, concentrando diversas opções para os clientes, podendo comportar-se como concorrentes diretos ou indiretos.

 Localização

Mesmo com uma alta concorrência, um serviço com boa qualidade é raro, e, por isso, sempre há vaga para mais um. Um dos fatores mais importantes para o sucesso do empreendimento é a localização. É preciso estudar o perfil do cliente, ou seja, aquilo que o cliente busca em um restaurante self-service. Geralmente, são pessoas que buscam refeições saudáveis, rápidas e práticas entre onze horas da manhã e duas horas da tarde. Dessa maneira, é ideal que o restaurante esteja próximo de escritórios e centros comerciais, com grande fluxo de pessoas.

 Estrutura

Levando em consideração a estrutura do restaurante, o empreendedor deve ter consciência de que o investimento não é baixo, tendo um valor aproximado de 50 mil reais para a aquisição de móveis e maquinários necessários, fora os custos com licenças e funcionários. Geralmente, o maquinário é composto por um ou dois fogões industriais (esse número varia de acordo com o fluxo de clientes), refrigeradores e congeladores (que vão armazenar bebidas e alimentos), e um balcão para o self-service, que precisa ter um sistema de aquecimento para manter os alimentos sempre quentes e com uma boa aparência.

Lembre-se que o restaurante é um investimento excelente, porém, deve ser encarado como um negócio sério, e não apenas como uma complementação da renda, uma vez que são necessários planejamento e boa administração.