Como ganhar dinheiro com artesanato

 

Como ganhar dinheiro com artesanato

Como ganhar dinheiro com artesanato:

 1- A primeira coisa a fazer é escolher o tipo de artesanato que deseja se dedicar, fazer, vender e ganhar dinheiro.

2- O próximo passo é criar sua marca e um logotipo para por em seus trabalhos. Você pode fazer em casa mesmo, na internet é possível encontrar inúmeros sites que podem te auxiliar nesta tarefa. Se achar que vale a pena e tiver dinheiro para investir pode contratar os serviços de um designer que fará todo o trabalho para você.

3- Mande fazer cartões de apresentação com o seu nome, tipo de atividade que exerce, site (ou blog), email e contactos telefônicos.

4- Agora é o momento de pensar na criação da embalagem e nos detalhes para embalar o seu produto como por exemplo: fitas com laço pronto, papéis de presente, sacos de celofane coloridos, etiquetas auto colantes com a sua marca e logotipo, cestas especiais, caixas de papel, etc.

5- Se você ainda não tem um site é chegada a hora de criar um. Se você não sabe fazer, não se preocupe, há muitas empresas que podem fazer para você e o custo nem é tão alto como se presume; hoje em dia é possível criar sites em plataformas básicas que exigem pouco trabalho de um técnico.

6- Um blog é altamente eficaz, pois nele você poderá publicar post com fotos dos seus produtos e também se desejar poderá partilhar algum passo a passo de seus trabalhos, conquistando assim a simpatia das internautas e garantindo um número maior de visitas ao seu blog.

7- As redes sociais como o Facebook, Twitter e outras, são de grande valia na divulgação do seu artesanato. Lá para além de conhecer novas pessoas, trocar experiência e idéias, você certamente encontrará pessoas que vão se encantar pelo seu trabalho e consequentemente vão querer comprar.

8- Gestão de contactos é outro item de extrema importância. Você poderá gerir seus clientes

solicitando nome, telefone e email, para onde vc possa enviar as novidades dos seus trabalhos. Lembre-se também de anotar a data de aniversário do cliente, pois trata-se de uma excelente ocasião para você oferecer um mimo e assim conquistar a simpatia do mesmo.

9- News Letter, uma ferramenta muito útil de divulgação, na qual você poderá inserir fotos e informação sobre seus novos produtos, bem como divulgar promoções, lançamentos, descontos especiais, etc.

10- Loja Online, você pode ter a sua, a mesma empresa que cria sites é capaz de criar uma loja online para você. Se desejar também poderá participar de lojas online coletivas. O que significa isso? São lojas online criadas por uma pessoa e onde a artesã ou o artesão pode lá criar uma “sub-loja” e vender os seus produtos; nestes casos creio que a pessoa que criou a loja online, viabiliza a venda e permite que a artesã anuncie lá seus produtos, receberá uma pequena porcentagem sobre o que a artesã vender. Acho mais do que justo já que quem criou a loja online tem a responsabilidade total sobre mante-la em pleno funcionamento.

Relativamente a elaboração, execução e venda dos produtos artesanais:

1- Jamais prometa o que não poderá cumprir.

2- Cumpra o prazo de entrega. Programe-se e marque sempre 2 dias a mais do que o período que você consegue produzir, lembre-se que imprevistos acontecem e para não perder a credibilidade é importante não falhar neste quesito.

3- Não se esqueça de participar de feiras de artesanato, o contacto direto com o público é fundamental para que você se torne conhecida e divulgue os seus produtos.

4- Se for vender para lojas, esqueça a palavra consignação. Raramente isso dá certo, e o mais provável é que ao fim de alguns meses você receba de volta a peça que ficou em exposição em péssimo estado. Isso para não falar nas vezes em que sua peça for vendida e você ter que ir 4 ou 5 vezes até a loja para tentar receber o seu dinheiro.

5- Amigos….amigos, negócios a parte. Se você quer ganhar dinheiro com artesanato, e ser uma profissional nesta área, lembre-se de que a palavra fiado não pode fazer parte do seu vocabulário. Comprou, pagou, levou. Caso contrário não ceda ao impulso de só porque é amigo, ele pode pagar depois. Depois ele não paga, você perde a sua peça e o amigo!

6- Planeje o seu custo de produção. Calcule antecipadamente o custo do material a ser utilizado na confecção da da peça artesanal. Quase sempre se o custo para produzir uma peça for por exemplo de R$ 50,00, ela será vendida por R$ 150,00; ou seja 1/3 do preço final é pelo valor gasto com o material, 1/3 pela mão de obra e lucro e por vezes 1/3 para reinvestir em novos materiais e produzir peças novas. Entretanto isso varia de artesão para artesão.

7- Educação, simpatia e paciência são requisitos fundamentais para quem quer ganhar dinheiro com artesanato.

8- Seja alto astral, evite assuntos polêmicos com os seus clientes; lembre-se arte, artesanato

nos remetem a coisas positivas, por isso na hora de vender esqueça os problemas pessoais e as lamentações de que a economia vai mal!

9- Atualize-se sempre. Faça cursos, workshops, leia muito, compre revistas, aprimore suas técnicas e esteja sempre aberto a aprender.

10- Por fim, não esqueça do controle de qualidade. Antes de entregar suas encomendas verifique se as mesmas estão em perfeitas condições. Entregar um produto com defeito, ou fingir que o erro passou desapercebido faz você perder muitos pontos perante o cliente.