Como ganhar dinheiro com artesanato

Como ganhar dinheiro com artesanato

image001

A primeira coisa a dizer é que não existe fórmula mágica com a qual você irá ganhar rios de dinheiro apenas ficando em casa fazendo algo que você pensa que as pessoas vão gostar. Portanto, o trabalho é fundamental para o sucesso. Dedique muitas horas pesquisando, trabalhando e o seu resultado será bom. Aconselho que você pesquise muito, principalmente sobre internet, que é o foco principal desse artigo. A segunda dica para você ganhar dinheiro é fazer um trabalho exclusivo. Não copie trabalhos dos outros, apenas tire idéias dos bons trabalhos e faça algo diferente a partir disso. A pesquisa pelos trabalhos dos outros é muito importante, visite muitos sites de artesanato, inclusive em outras línguas, pegue todas as boas idéias que você encontrar e faça o seu próprio trabalho.

Existem muitos tipos de artesanato, mas quais deles vão te garantir uns trocados? Quais as melhores idéias para ganhar dinheiro? Essa é uma pergunta as vezes não muito fácil de ser respondida. Depende da sua região, das pessoas que você tem contato e principalmente do que você gosta de fazer. Aqui vale lembrar: nunca embarque nessa ideia de fazer alguma coisa só para ganhar dinheiro, alie algo que você realmente gostar e desenvolva para ter uma renda.

Artesanato com Papel

Artesanato com Reciclagem

Biscuit

Croche

Decoupagem

Artesanato em EVA

Artesanato em Feltro

Artesanato em MDF

Patchwork

Sabonetes Artesanais

Velas Artesanais

Artesanato com Vidro

Quanto cobrar pelo meu trabalho?

Para pensar no preço de venda de um trabalho existem basicamente dois custos que devem ser considerados, que são os custos fixos e os custos variáveis. Fixo é tudo aquilo que você deve pagar, independente se vender ou não. Já os custos variáveis são aqueles que você tem quando há vendas. São eles:

Custos fixos

Aluguel

Contas de água, luz, telefone, etc

Custo com MEI (caso seja formalizado)

Custos variáveis

Matéria prima

Lucro

Valor da hora de trabalho

Etiquetas

Cartões

Embalagem

É importante reforçar que você deve ter um valor por hora trabalhada. Esse é um valor que você estipula baseado na sua experiência e habilidade e que deve ser somado ao valor da peça. Esse é o valor que você efetivamente vai ganhar, além dele tem que incluir também uma margem de lucro para o desenvolvimento do negócio. Saber calcular o preço justo do seu trabalho é super importante para a sobrevivência e o fortalecimento da sua atividade.

Onde vender meus trabalhos?

Existem vários meios de vender seus trabalhos e o meio mais primário é vender para as pessoas que você conhece. Mostre o que você faz para seus amigos, parentes, vizinhos. Dessa maneira, mesmo que eles não se interessem, podem conhecer alguém que tenha interesse. Esse tipo de propaganda boca a boca é muito eficiente e em pouco tempo pode trazer vários clientes até você.

Um outro meio de venda dos seus produtos é para lojas do setor. Procure no seu bairro lojas de comércio de artesanato, armarinhos ou lojas que tenham a ver com o seu produto. Assim você pode conseguir bons clientes para comprar seus produtos. Mas fique atento, pois se você irá vender seu produto para um lojista, o preço deve ser menor, já que ele ainda irá aplicar sua margem de lucro sobre esse preço que você passar. O ganho maior na venda para lojistas está na quantidade, não no valor do seu lucro.

O meio que considero mais importante e que não tem limite de crescimento é a internet. Vou dedicar um pouco mais a esse meio devido à sua importância. Existem vários sites nos quais você pode vender seus produtos, vamos começar pelos Marketplaces, que nada mais são que sites de vendas que reúnem vários vendedores. Os exemplos mais conhecidos desse tipo de site (para artesanato) no Brasil são o Elo7, Airu e Solidarium.

Elo 7 site dedicado para venda de produtos artesanais, semelhante ao Americano Etsy. No Brasil é o mais conhecido nesse setor e vem crescendo muito tanto em número de compradores quanto em vendedores. É uma excelente opção para você vender, principalmente devido ao baixíssimo custo.

Solidarium esta é mais uma opção para você fazer as suas vendas, entre e conheça.

Os três marketplaces acima são semelhantes, apresentando apenas algumas diferenças de tarifas para venda e também de foco nos produtos vendidos. Procure aquele que seja mais vantajoso para você e para o tipo de artesanato que você vende.

Além dos marketplaces, você também pode vender em sites de anúncios, como o Mercado Livre e o Que Barato.

 Mercado Livre para quem não conhece o Mercado Livre é um site de leilão, no qual as pessoas entram para comprar e vender produtos em geral. É um site muito conhecido e com um número de visitas muito grande no qual você pode ter muito lucro. Mas preste atenção, pois você tem que pagar uma comissão da venda a eles assim que a venda é concretizada. Leve isso em consideração na hora de planejar o preço.

Que Barato é um site de classificados no qual você pode cadastrar seus produtos como classificados. As pessoas não têm a opção de comprar o produto pela internet, serve apenas para anunciar o produto e deixar seu telefone de contato ou endereço de site.