Como Criar Gado de Corte para Vender

Como Criar Gado de Corte para Vender

Saber como criar gado de corte pode ser o passo para uma vida de sucesso financeiro e pessoal! A população brasileira consume muita carne bovina e é por isso que essa atividade é tão comum e lucrativa.

Os empreendedores que veem no campo uma oportunidade de negócio, podem começar seus investimento na criação de gado de corte e não se arrependerão. Tendo boas informações sobre todo o processo e trabalhando com uma equipe de profissionais competentes, os resultados serão bastante favoráveis.

Nosso intuito é te ajudar nesse processo, fornecendo algumas informações e dicas sobre como criar gado de corte. Desde a escolha do local, estrutura, matriz do gado e até os funcionários que são necessários.

Se você está disposto a se tornar um grande produtor de carne no Brasil, eu tenho certeza que o nosso conteúdo vai te ajudar. Por isso tenha uma boa leitura e anote os pontos que achar mais interessantes.

Considerações iniciais

Existem alguns pontos que devemos considerar logo de início. O primeiro deles tem a ver com a questão de investimento. Esse não é um tipo de negócio para quem não tem dinheiro. O investimento para criar gado de corte é alto, é preciso de uma boa estrutura e de matrizes boas de gado – e isso não é barato.

Você também vai precisar de profissionais qualificados e experientes no ramo! Esse é outro fator que faz toda a diferença e que você precisa saber agora. O investimento com isso também não é barato.

A concorrência nesse setor é muito grande. Existem verdadeiros impérios na produção de carne, mas isso não significa que você não tem chance. Trabalhe em cima das brechas que as grandes deixam e aos poucos se estabilize.

Outra consideração importante é que você precisa estar constantemente presente no seu negócio. “O olho do dono engorda o boi” mesmo e você vai notar essa diferença. Invista seu tempo nisso e você não vai se arrepender.

Localização

O mais importante nesse caso é que a localização seja de fácil acesso para os seus clientes e fornecedores. Esse é um tipo de negócio que precisa ser feito na zona rural, normalmente no interior dos estados, por conta do espaço e o ambiente que é preciso ter.

Você só não pode esquecer que a facilidade de acesso irá te auxiliar na venda da carne e até na contratação de pessoal. Procure por propriedades que não tenham problemas nesse sentido.

Lembre-se também que o gado precisa de espaço  e de estrutura, por isso o local precisa ser grande, capaz de construir a área administrativa e de manuseio dos animais, que vai desde o local aonde eles irão se alimentar, receber medicamentos, até o pasto.

Estrutura para criar gado de corte

A parte estrutural influencia diretamente a qualidade da carne que será produzida por meio do gado. Existem alguns fatores que não podem faltar na estrutura do seu negócio. De início você pode construir uma moradia e um curral para o gado, mas com o tempo é preciso montar uma estrutura mais específica e reforçada.

Veja algumas das coisas na propriedade que não podem faltar:

Bebedouro em cada divisão do pasto;

Curral para manejo e aplicação de vacinas e medicamentos;

Cochos adequados ao tipo de suplemento.

Provavelmente será necessário que você adquira alguns equipamentos que ajudem no processo. Esse é outro ponto importante sobre como criar gado de corte. Entre os equipamentos estão o trator básico.   

Fases de criação de gado de corte

Existem três estágios sobre como criar gado de corte que são importantes o empreendedor entender. Eles são: criação, recria e engorda. Todas as fases tem as suas características e peculiaridades que precisam ser analisadas e feitas por meio de uma estratégia e apoio forte.

Vamos falar um pouquinho de cada uma delas abaixo:

Criação

Nessa fase está o processo de reprodução do gado, os cuidados antes e depois do nascimento, a venda dos bezerros e até o processo de reprodução. Todas essas etapas precisam ser acompanhadas por profissionais especializados e capacitados, o que inclui médicos veterinários.

Para o sucesso da criação é preciso que você tenha os melhores touros e vacas, na melhor idade para a reprodução e que estejam em ótimas condições para isso. Existem alguns métodos utilizados na criação de gado de corte que ajudam com isso, como é o caso do melhoramento genético.

É importante que você esteja sempre em busca do máximo de informações sobre isso.

Recria

Essa é a fase da recria logo depois do desmame do bezerro. É uma parte muito importante! O animal precisa de uma atenção especial nessa fase para que seja bem alimentado, só assim ele terá um bom desenvolvimento. Se esse processo não for feito da forma correta, o produtor pode ter prejuízos.

Engorda

Durante esse período o gado é alimentado de forma específica para que possa ter ganho de peso. Isso vai resultar em mais carne e com mais qualidade. Além do pasto, o gado deverá ser alimentado por meio de rações que favoreçam esse crescimento. Os animais prontos para engorda são aqueles que tenham mais de dois anos.

Como criar gado de corte: Escolha das raças

Outro fator vital sobre como criar gado de corte é a escolha das raças. Escolher as melhores significa uma melhor produção de carne, o que resultará em maior faturamento para o seu negócio.

As raças mais utilizadas para criação de gado de corte são aquelas que produzem uma carne de melhor qualidade e que são, ao mesmo tempo, dóceis e fáceis de manusear. Entre elas estão:

Angus Hereford;

Galloway;

Red Poll;

Shorthorn;

Simental.

Na hora da compra da matriz opte por criações que já tem anos no mercado e que tem uma boa reputação. Também leve um médico veterinário para consultar o animal e ver quais são as suas verdadeiras condições.

Comprar um animal que tenha problemas de saúde ou que tenha passado por um sistema de criação com privação de comida, pode resultar em um gado magro ou que tenha uma baixa qualidade de carne. Tome cuidado com isso!

Manejo do gado

Em uma criação de gado de corte uma das principais decisões que o empreendedor vai precisar tomar é em relação ao tipo de manejo que será feito com os animais. Isso significa optar por uma forma de alimentação dos bichos.

É uma decisão muito importante! Existem basicamente duas formas de manejo: pecuária extensiva e confinamento de gado de corte.

A primeira opção tem a ver com a criação do gado solto no pasto, lembrando que além da alimentação natural é importante reforçar o que os animais irão consumir.

No caso do manejo por confinamento, os animais serão concentrados em um único local, com um pequeno espaço e serão alimentados de forma balanceada. Dessa forma é mais fácil controlar o peso do gado.