Como Abrir Uma Distribuidora de Sucos

Como Abrir Uma Distribuidora de Sucos

Já pensou em abrir uma distribuidora de sucos? A cada ano que se passa, é visível o aumento do consumo de sucos. Há até pouco tempo, a marca mais famosa de refrigerantes do mundo mudou o seu posicionamento de mercado para indústria de bebida não-alcoólica. Ficou comprovado por diversas pesquisas que as crianças, a partir dos anos 1990, já não consumiam tanto refrigerante como a geração anterior.

Fora isso, a ciência prova a cada dia os benefícios das vitaminas existentes nas frutas. Além disso, o fomento à ingestão de produtos e alimentos saudáveis ajuda e muito esse mercado a crescer. Em meio a esse contexto, nada mais justo do que abrir uma distribuidora de sucos.

O distribuidor funciona como uma ligação entre o produtor e o consumidor. A maioria prefere vender produtos de diferentes marcas para que possa alcançar uma quantidade maior de clientes. Como é possível encontrar o consumidor de sucos em todas as partes do país, o empreendedor precisa focar o seu público-alvo para poder ter mais rendimentos.

Quem são os clientes da distribuidora de sucos

Os clientes de uma distribuidora de sucos são basicamente restaurantes, hotéis, motéis, feiras, eventos, hospitais, buffets, casas de festas, escolas, faculdades, lanchonetes e laboratórios. Mas isso não significa que o empreendedor deverá ficar preso somente a esse público. Muitas distribuidoras de sucos atuam também no varejo, vendendo para a vizinhança por preços mais em conta. Vale colocar no planejamento de negócio qual é o objetivo final do empreendimento para poder focar todas as forças de vendas nesse sentido.

Características do imóvel onde funcionará a distribuidora de sucos

A localização ideal para a distribuidora de sucos é aquela em que seja perto de seus clientes, além de ter espaço suficiente para estocar e guardar as bebidas, de maneira que haja uma boa logística com os fabricantes.

É importante que a distribuidora de sucos não esteja localizada em uma rua muito movimentada, porque o entra-e-sai dos veículos utilitários podem atrapalhar o trânsito. Ruas paralelas são as mais adequadas, e não exatamente as principais.

O futuro empresário precisará verificar dividir o imóvel em sala de vendas e atendimento, estantes, depósito e banheiros. Essa divisão é essencial para que o negócio tenha bastante organização e tudo possa ser encontrado facilmente. Muitos pequenos empresários não dão a devida atenção a isso e o aspecto do lugar, além de bastante confuso, não auxilia em nada no andamento do empreendimento.

Os equipamentos necessários iniciais são balcão, computador, impressora, telefone, fax, mesa, cadeira, engradados, carrinhos para transporte, freezer, prateleiras, estantes e veículo utilitário. Com o passar do tempo, outros deverão ser adquiridos para que a distribuição possa ser feita de forma cada vez mais otimizada.

Ter diversas marcas para distribuir é essencial para essa atividade. Quanto mais variar, melhor, pois assim poderá abarcar o maior número de clientes possível para a distribuidora de sucos.

Nas estantes, é preciso ter uma arrumação que favoreça a localização por tipo de produtos.

Como tornar o negócio da distribuidora de sucos conhecido

Como os clientes da distribuidora de sucos são basicamente pessoas jurídicas, o empreendedor deve fazer uma publicidade que esse público tenha acesso, como aquela realizada em revistas especializadas e sites que são do assunto.

Além disso, deve estar também no planejamento do novo empresário fazer reuniões e levar folders para esses outros empresários, pois assim terão acesso às informações necessárias.

Montar um site também é muito positivo para a distribuidora de sucos, ainda mais porque é um público que provavelmente tem acesso à internet. Nele também devem constar todas as marcas que são distribuídas, além de áreas de abrangência onde a empresa atua, horários de entrega e meios de entrar em contato com o estabelecimento.

Dicas de negócio para a distribuidora de sucos

Ter informações sobre o negócio que vai ser aberto é fundamental para o sucesso do empreendimento e sua permanência no mercado. Existem muitas revistas especializadas e livros, tais como a Revista Bares e Restaurantes, o livro produzido pelo Sebrae chamado Distribuidor de bebidas/Bufê, site da Liqui Quality, da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), do Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar), do  Banco de Dados de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e muito mais.

Outra dica para quem quer abrir uma distribuidora de sucos é definir a localidade onde fará as entregas. Isso é fundamental para o sucesso do empreendimento, pois assim fica bem mais fácil para o empreendedor se organizar e montar toda a logística necessária.

Procurar um diferencial em meio a uma análise feita nos concorrentes é uma maneira de conseguir algo a mais no negócio próprio, pois quem já está no mercado pode apresentar acertos como também erros e são exatamente nessas lacunas que quem está chegando pode atuar.

Outra orientação diz respeito aos empregados da distribuidora de sucos. Os funcionários devem estar com meios de comunicação eficientes em mãos para poder haver a comunicação imediata com a distribuidora e com os clientes, de maneira que agilize qualquer processo em curso.