Como Abrir Uma Agência de Casamento

Como Abrir Uma Agência de Casamento

Por mais que o mundo esteja moderno, por mais que as comunicações estejam facilitando os encontros e reencontros, a busca por um grande amor parece ultrapassar os séculos e permanece ainda hoje. Basta dar uma olhada em literaturas antigas e a grande questão da paixão e da procura incessante pela cara metade permanece a mesma. Para ajudar toda essa gente que quer subir ao altar, que sonha em entrar na igreja, ter aquela cerimônia linda e viver feliz para sempre, existem a agência de casamento. Para o empreendedor que enxerga nessa realidade uma oportunidade de negócio, nada melhor do que investir em abrir a sua empresa de casamento com essa proposta e um pouco mais.

Clientes da agência de casamento

Quando se fala em clientes de uma agência de casamento pensa-se basicamente em pessoas solteiras. Mas é importante que o empreendedor saiba que dentro desse universo existem nichos que podem ser atendidos e que talvez façam toda diferença.

Por exemplo, dento do grupo dos solteiros existem os divorciados, aqueles que nunca casaram, os viúvos, os que têm filhos, os que não podem ser pais e por aí vai.

Diferencial possível de uma agência de casamento

Para buscar os possíveis diferenciais, é essencial que os empreendedores busquem serviços que podem estar faltando ou simplesmente sendo oferecidos de maneira insatisfatória aos clientes. Um grande exemplo é a checagem da idoneidade dos candidatos. Muitas agências colocam em seus bancos os candidatos que se afirmam românticos, mas não verificam se são estelionatários, se são condenados por violência doméstica, por exemplo. Sendo assim, oferecer esse tipo de serviço em sua agência de casamento também é uma boa oportunidade de conquistar mercado.

Como oferecer o serviço de uma agência de casamento

Cada empreendimento tem a sua forma de atuação, mas basicamente a agência de casamento deve ter um formulário que será preenchido pelos candidatos, ele pode ser feito pela internet ou pessoalmente. As perguntas são as mais íntimas possíveis, relatando hábitos, costumes, gostos, local aonde mora, qualificações, e por aí vai, mas tudo sob sigilo garantido. Nesse momento, as empresas confiam no que os candidatos estão falando.

Ainda na fase em que estão à procura de um relacionamento sério, acontece também uma entrevista com psicólogo para identificar determinadas características e ajudar as pessoas também a se autoconhecerem. Por exemplo, existem muitas mulheres que afirmam que gostariam de um relacionamento sério, no entanto, se vestem e se comportam de uma maneira que outra imagem é transmitida: de que não quer nada com ninguém, de mulher fácil. Portanto, há um confronto nessa situação e o profissional vai ajudar a candidata a olhar melhor para si mesma.

O segundo momento é quando todas as informações coletadas são confrontadas com de outras pessoas, por meio de programas de computador ou análise de um psicólogo ou até mesmo os dois processos e, se forem encaixadas, os casais são chamados a se conhecerem.

Um almoço ou jantar são pagos e esse momento é o de grande intimidade para os dois. Dessa maneira, a decisão de trocar o telefone ou não fica por conta deles.

O pagamento é feito pelo cliente no ato da inscrição e o preço vai variar conforme as suas exigências. Por exemplo, um homem de 80 anos que queira uma menina de 20 causará muito mais trabalho à agência de casamento do que um de 30 querendo uma da mesma idade. Por isso, o valor muda conforme o caso.

Como tornar a agência de casamento conhecida

Se existem pessoas solteiras que não estão encontrando a cara metade nos meios convencionais, como encontros entre amigos, festas, eventos, faculdade, academia de ginstica, geralmente elas apelam para o meio virtual. Então divulgar a agência de casamento na internet é uma boa opção.

Montar um site esclarecedor, com arquitetura da informação correta e uma página segura em que os dados pessoais são guardados sob sigilo é obrigatório para quem quer sucesso na agência.

O empreendedor deve ter em mente que se as pessoas não estão encontrando seus pares nos meios convencionais e estão na internet buscando uma saída para tal situação, o enfoque da publicidade deve ser esse.

Mas essas dicas dadas até aqui sobre a propaganda da agência de casamento é de uma maneira geral. O eixo principal será o perfil do cliente. Caso o dono do negócio escolha abrir uma agência de casamento para um público que não tem o hábito de ficar online, tudo o que foi falado anteriormente não tem validade e ele deverá saber onde está o seu público-alvo para poder atingi-lo.

Dica de negócio de agência de casamento

Mesmo que a atividade de agência de casamento esteja bem difundida pelo Brasil e mundo, ainda existe muito preconceito em relação a essa situação. Por conta desse cenário, uma dica que fica para quem está montando um negócio como esse é acabar com esses preconceitos por meio de um trabalho sistemático de comunicação social.

Esse trabalho consiste em delinear quem é o público que será atendido diretamente pela agência: os solteiros.

Em seguida, precisa verificar quem são aquelas que estão ao redor dessas, que podem ser exatamente as promotoras do preconceito e que tipo de discurso é feito. Isso exige muita pesquisa para conseguir entender um pouco do que é falado por aí quando se fala em agência de casamento. Na verdade, é um tipo de preconceito que está enraizado na sociedade e nela estão as pessoas próximas àquelas que são potenciais clientes. Por conta disso, é essencial desenvolver uma maneira de tirar essa imagem da mente das pessoas, porque essa ideia preconceituosa pode ser um entrave ao sucesso do empreendimento.

E como fazer essa modificação? Por meio de informações claras, precisas, sistemáticas e permanentes. Vale a pena procurar especialistas, mostrar casos de sucesso, relatar sobre as relações amorosas, onde elas acontecem e especialmente os motivos de procurar por uma agência de casamento.

Para conseguir transmitir essas informações do jeito que já foi citado é necessário ter um serviço de assessoria de imprensa ou relações públicas, em que plantará notícias na imprensa especializada sobre o assunto.