As axilas e virilhas são constituídas de pele fina e delicada em regiões de dobras do nosso corpo. O atrito constante da pele com a própria pele, da pele com as roupas, o suor e o tipo de depilação que se faz nesta região pode provocar inflamação e esta, induzir o aparecimento de manchas no local.
Qualquer método de depilação que deixe a pele inflamada ( avermelhada , inchada ..) pode estimular o escurecimento no local. Pessoas que tem alergia a metal não devem fazer depilação com lâminas. Quanto mais o tom de pele for moreno, maior a chance da pessoa ter estas áreas manchadas. Existe ainda uma forma de escurecimento destes locais de dobras – axilas, virilha e pescoço – chamada de Acantose Nigricans. Esta condição é uma doença de pele em que estas áreas ficam escurecidas e mais espessadas em consequência de alterações internas do organismo como resistência à insulina, diabetes, alterações metabólicas, obesidade e por vezes até câncer. Os indivíduos que tem esta doença devem receber tratamentos específicos do especialista .
Como se faz o tratamento e a prevenção da hiperpigmentação nestas regiões?
Evitar uso de roupas apertadas e atrito local;
Evitar sudorese excessiva, refrescar-se o mais rápido possível.
Preferir roupas de algodão e confortáveis;
Depilação – preferência aos métodos que provoquem menos inflamação.
Depilação a laser bem realizada é uma ótima alternativa (vai minimizar o número de vezes que a pele ficará inflamada por conta da depilação)
Evitar e combater obesidade (aumenta o atrito)
Tratamento pode ser feito com cremes clareadores , peelings e lasers no consultório do dermatologista .