Abrir Empresa de Revisão de Textos

Abrir Empresa de Revisão de Textos

A revisão de textos é um trabalho que exige muita atenção, cuidado e, principalmente, o conhecimento por parte do revisor em relação às normas ortográficas e de concordância. Trata-se de um trabalho que deve ser feito por jornalistas, mas muitas empresas contratam universitários e pessoas que tenham uma boa escrita para desempenharem este papel.

Os textos que pedem revisões são feitos para jornais, revistas, Internet e até mesmo propagandas nas ruas. Quem revisa textos precisa de clientes fiéis que mandem seus trabalhos para que haja um trabalho de leitura e correção das palavras e frases que compõem o texto.

Questões sobre prazos e definição de preços também devem ser tratadas logo no início de cada contratação e o empreendedor deve estar sempre atento para fechar acordos que possam ser cumpridos dentro do possível. Muitas empresas contratam revisores em cima da hora para a entrega de certa quantidade de textos lidos e corrigidos, dando mais trabalho à empresa de revisão de textos que precisa, além da preocupação com os prazos, zelar pela qualidade do trabalho.

Pessoal de revisão de textos

Para contratar revisores para atuarem em seu empreendimento de revisão de textos, o empreendedor deve exigir alguns parâmetros, como o domínio da língua portuguesa, principalmente. Além disso, os funcionários de revisão de textos devem ser pessoas antenadas com as notícias do dia a dia, estarem por dentro do novo acordo ortográfico e terem um bom histórico de empregos em seu currículo.

A entrevista com os candidatos a revisores de textos deve ser bastante abrangente para escolher entre os perfis o que mais tem a ver com o esperado para o cargo. Universitários e recém-formados em Jornalismo estão geralmente à procura de trabalho e são um bom público a se propor a ideia. Além disso, outras pessoas que não tenham curso superior, mas tenham habilidade na escrita podem se candidatar e, a partir de um teste, serem contratadas.

Perfil do empreendedor de revisão de textos

O empreendedor de revisão de textos deve ter o hábito de ler, saber fazer pesquisas em livros, Internet e revistas. Quase todas as especificidades dos revisores também deverão ser dominadas pelo empreendedor, já que este deve monitorar e saber como anda o trabalho, dar dicas sobre as melhoras que podem ser feitas, etc.

Geralmente o empreendedor de revisão de textos já tem contato com a área e isso é de imensa valia, já que a experiência conta muito na abertura de algum negócio. Se não for o caso, o empreendedor deve procurar outras empresas de revisão de textos para saber mais sobre o assunto, passar-se por consumidor e avaliar sob outro ponto de vista o trabalho realizado pela revisão de textos. O propósito é entender como tudo funciona e criar métodos de melhorias que podem ser aplicados em seu próprio empreendimento.

Jornalistas, escritores, redatores e publicitários são as pessoas que mais se interessam por abrirem negócios sobre revisão de textos.

Revisão de textos – Investimento Inicial

Não é preciso comprar muitos equipamentos para montar uma empresa de revisão de textos. Na verdade, o empreendedor precisa apenas de um computador com impressora para fazer seu trabalho. Dependendo do pessoal contratado, a impressora pode ser a mesma, mas os computadores são individuais, sendo então um gasto extra a partir da entrada de mais pessoas para o trabalho.

Além disso, o empreendimento exige um telefone, fax, espaço de 6 m². O capital de giro é de R$300,00 e o faturamento médio mensal é de R$800,00. Apenas o dono pode começar o negócio e a partir do aumento da procura dos consumidores por revisão de textos é aconselhável a expansão com a contratação de novos funcionários, compra de novos objetos e equipamentos.

Localização da revisão de textos

A localização, neste caso, não é tão importante como a localização de uma loja de roupas ou lanchonete, por exemplo. Um empreendimento como o de revisão de textos pode firmar-se praticamente em qualquer lugar, até mesmo dentro de casa.

O contato com o consumidor pode ainda ser feito sem a necessidade de um contato ao vivo. Internet e telefone são dois grandes aliados que a atualidade concedeu ao trabalho e que dão a oportunidade das pessoas trabalharem sem saírem de suas próprias residências.

No caso da revisão de textos, os pedidos podem ser feitos via e-mail ou via telefone celular ou fixo, e a entrega via Correios. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou até mesmo nas mãos do revisor, dependendo da forma que cada um avalia os benefícios.

Caso o empreendedor queira, além de revisar textos, pode trabalhar com outro tipo de serviço como a produção de textos. Isso pode ser feito sem problemas utilizando o material da atividade primária.

O bom é que os lucros aumentam com uma atividade secundária e, geralmente, os consumidores de revisão de textos continuamente procuram também produtores de textos.

Público-alvo para revisão de textos

O público-alvo de revisão de textos é bem variável, porém todo dentro da Comunicação Social. Publicitários, escritores, editoras e freelancers são exemplos de profissionais que frequentemente precisam de revisão de textos. O negócio tem muito a prosperar, visto que o setor está crescendo muito.

Revisão de textos – Concorrência

Como já foi dito, a revisão de textos pode ser feita dentro de casa e isso confere ainda que os consumidores tenham a facilidade de contratarem revisores de qualquer parte do mundo, via Internet. Isso dificulta o controle da concorrência, mas também intensifica a quantidade de trabalho, que pode ser requisitada por pessoas do mundo todo.

Algumas questões podem separar o negócio de revisão de textos da grande massa, como a fluência no inglês e outras línguas. Frequentemente, os textos em diversos idiomas precisam ser traduzidos e a maioria das empresas de revisão de textos ainda carece de pessoas que tenham conhecimento pleno em inglês, espanhol, francês, alemão, japonês.

Revisão de textos – Dicas

Caso o empreendedor ainda tenha muitas dúvidas sobre o negócio de revisão de textos, ele tem a oportunidade de participar de feiras, eventos e cursos com este tema para conseguir mais informações sobre otimização, administração de empresas, finanças, marketing e outros.

Revisão de textos – Propaganda

Quanto à propaganda, podemos dizer que a Internet é a principal forma de chegar ao consumidor de revisão de textos. Banners e anúncios em redes sociais e sites muito visitados podem ser a forma mais rápida e eficaz de conseguir mais clientes. A propaganda deve ser contínua e eficaz, explicitando as melhores vantagens que a empresa tem a oferecer ao consumidor, como o baixo preço, a oportunidade de receber os textos corrigidos num intervalo de tempo menor e outros benefícios.

Caso haja a necessidade de um apoio profissional, o empreendedor pode contratar um profissional formado em Marketing para ter novas ideias e fazer seu negócio de revisão de textos prosperar mais rapidamente.